quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

(Chinês) Verbo auxiliar 会

大家好!你们好吗?

As aulas de mandarim, este ano, serão postadas às quintas! E hoje começamos a primeira aula da quarta unidade. Estou vendo a possibilidade do Book of Days ter uma colunista, hoje foi o primeiro dia da minha nova rotina de organização e eu sinceramente espero que dê certo, torçam por mim! Então, sem mais delongas, vamos à aula!

Quando 会 (huì) é usado como verbo auxiliar, expressa uma habilidade, esta habilidade tem que ser aprendida como por exemplo um esporte, idioma, culinária, etc. Sua estrutura é a seguinte:

SUJEITO + 会 + VERBO + OBJETO

Ex: 我会打篮球。(wǒ huì dǎ lánqiú)
Eu sei jogar basquetebol.

Vocabulário:

篮球 (Lánqiú) - basquetebol, bola de basquete
排球 (páiqiú) - voleibol, bola de vôlei
网球 (wǎngqiú) - tênis, bola de tênis
会 (huì) - saber, saber como fazer, ser capaz
乒乓球 (Pīngpāng qiú) - ping-pong, bola de ping-pong
打 (dǎ) - jogar (usado para esportes praticados com as mãos)

Ideogramas da lição


 
qiú (bola, globo)
王 wáng - rei
求 qiú - bolsa

wǎng (net, network)
冂 jiōng - arredores

乂 yì - governo
dǎ (jogar) (um esporte usando as mãos)
扌shǒu - mão
丁dīng - adulto homem

Exercício



  1. 我打篮球。(Wǒ dǎ lánqiú.)
  2. 他要打排球。(Tā yào dǎ páiqiú)
  3. 我会打乒乓球。(wǒ huì dǎ pīngpāng qiú.)
  4. 他们会打网球。(Tāmen huì dǎ wǎngqiú.)
  5. eu sei jogar basquetebol
  6. 我不会打乒乓球。(wǒ bù huì dǎ pīngpāng qiú.)
  7. 你会打网球吗? (Nǐ huì dǎ wǎngqiú ma?)
  8. Nós não sabemos jogar basquetebol.
  9. Você sabe jogar ping pong?
  10. Eu sei jogar voleibol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar seja sempre respeitoso à opinião do outro. Nem todo mundo pensa como você e a diversidade existe para isso. Exponha suas ideias sem ofender a crença ou a opinião de ninguém. Comentários com insultos ou discriminação de qualquer natureza serão excluídos.