terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

[Filme] Fullmetal Alchemist Live Action!


Título Original: 鋼の錬金術師 (Hagane no renkinjutsushi)
Direção Fumihiko Sori
Roteiro Fumihiko Sori
Takeshi Miyamoto
Ano: 2017
País: Japão
Elenco: Ryosuke Yamada
Tsubasa Honda
Dean Fujioka
Ryuta Sato
Jun Kunimura
Fumiyo Kohinata
Yasuko Matsuyuki

Sinopse: ‘Fullmetal Alchemist’ gira em torno dos irmãos Edward e Alphonse Elric, que sofrem um acidente após tentar usar a alquimia para a transmutação humana. O acidente causa a morte de Alphonse e Edward, além de perder uma perna, sacrifica um dos braços para manter a alma do irmão dentro de uma armadura de metal. Depois disso, Edward parte em busca da Pedra Filosofal, para recuperar os seus membros perdidos e devolver o corpo do irmão.

Desde que saiu o trailer de fullmetal ano passado eu estava contando os minutos para assistir! Como tem uma amiga morando aqui e ela assina a netflix, minha irmã e eu pudemos ver a estréia do filme de duas horas sobre um dos mangás mais amados do Japão. Nessa resenha eu não vou me ater muito ao roteiro do material original porque eu não li o mangá (ainda), então eu vou falar o que achei do filme como um material a parte, fazendo, talvez, alguma comparação com o anime. Okay?

Na adaptação live action, após perderem a mãe muito pequenos, Edward e Alphonse Elric decidem usar a alquimia para trazê-la de volta, mas o processo da troca equivalente não funciona e além da alquimia levar embora a perna de Ed, toma também o corpo de Al. Para trazê-lo de volta, Ed sacrifica seu braço na tentativa de prender a alma do irmão em uma armadura de metal. Anos depois, Edward Elric é o mais jovem alquimista a passar nos exames de alquimistas do governo, seu intuito é encontrar a pedra filosofal (sim, aquela mesmo do Harry Potter!) para conseguir trazer o corpo de Al de volta.

Eles encontram uma pista da pedra em uma cidade chamada Leore, onde um homem que se faz passar por bonzinho usa a pedra filosofal para manipular os moradores. No fim, Ed descobre que a pedra é falsa quando seu superior, Mustang, a destrói bem diante dos seus olhos. Ordenado a esquecer sua busca - e ignorando a ordem, logicamente - Ed conta com os amigos para seguir as pistas que vão levar a um dos criadores da pedra verdadeira sem saber da origem cruel dela.

Em seu caminho para alcançar aquilo que deseja, uma conspiração está preparada para utilizar os poderes de Ed em um propósito sombrio, seria ele capaz de enfrentar os sacrifícios necessários para trazer o corpo de Al de volta?

De uma maneira geral eu achei o filme muito bom. Ele engloba a primeira temporada do anime pelo que pude observar, mas tem umas mudanças que, até certo ponto, é compreensível afinal eles resumiram uma temporada inteira em duas horas de filme, logicamente não dava para pôr tudo. A atuação das crianças, na minha opinião, foi muito fraquinha, mas tanto o Ryosuke Yamada quando o protótipo do Alphonse estavam brilhantes em seus papéis, conseguindo nos passar leveza e emoção nas cenas. Aplausos! A carga cômica da obra foi muito diminuída na adaptação o que deixou o filme com um tom mais sério e, mesmo que a gente tenha sentido falta disso, não compromete em nada o longa.

A caracterização das personagens é outra coisa digna de nota, tanto a armadura do Alphonse quanto o braço do Edward ficaram lindos, gente, a fidelidade com as roupas e com os cenários também está de parabéns, o filme tem uma fotografia linda, as gravações aconteceram em Volterra, na Itália (Lua Nova, oi?). Personagens como o capitão Hudges ficaram tão idênticos aos seus personagens no anime que surtamos, já o coronel Mustang, apesar de eu ter achado uma boa escolha, minha irmã não julgou o ator bonito o suficiente para abraçar o papel. 

Os efeitos especiais estão muito bons dentro da proposta, pelo menos eu achei, certas coisas é realmente complicado adaptar em um filme sem que fique muito "falso", então acho que fizeram um bom trabalho dentro daquilo que a obra pede, eu ri e vibrei muito com cada cena. O final do filme tem algumas discrepâncias tornando-o praticamente um final original, ainda que não completamente. De um certo ponto, foi interessante ver isso porque era algo que a gente não esperava, sem contar que, pelo que fiquei sabendo, esse não foi um daqueles filmes com um investimento gigantesco como os que normalmente estamos acostumados a ver, mas eles fizeram um trabalho realmente incrível com o baixo orçamento que tinham, um milhão de vezes melhor que aquela desgraça do Death Note da Netflix que é a minha maior referência do que é um filme ruim.

A cronologia do filme é um pouco acelerada sim, mas resumir os eventos de uma temporada inteira em duas horas, como eu disse antes, é complicado. Então a gente meio que demora um pouco a pegar o ritmo das coisas, mas vale sim muito a pena assistir Fullmetal Alchemist se você é um fã da série. Dou nota 9,5! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar seja sempre respeitoso à opinião do outro. Nem todo mundo pensa como você e a diversidade existe para isso. Exponha suas ideias sem ofender a crença ou a opinião de ninguém. Comentários com insultos ou discriminação de qualquer natureza serão excluídos.