domingo, 7 de janeiro de 2024

[Bíblia] A Criação

 Somos exortados à paciência, esmero e amor em tudo que fazemos

Não quero entrar aqui no mérito da criação em si, cada um acredita no que lhe aprouver. O papa deu uma declaração interessante tempos atrás a esse respeito dizendo que "Deus não era nenhum mágico" e concordo. Depois de começar a ler a bíblia e tentar entender o máximo que conseguisse, comecei a perceber a lógica perfeita de Deus por trás de cada prodígio. Um exemplo disso está em Êxodo, quando ele divide o mar. Não foi apenas Moisés colocar o cajado na água e a as águas se partiram do nada, o texto é claro quando diz:

Moisés estendeu a mão sobre o mar. O Senhor fê-lo recuar com um vento impetuoso vindo do oriente, que soprou toda a noite. E pôs o mar a seco. As águas dividiram-se e os israelitas desceram a pé enxuto no meio do mar, enquanto as águas formavam uma muralha à direita e à esquerda.

Claro, há alguns prodígios divinos cuja explicação se torna complicada, mas nem tudo vindo do alto carece de explicação senão a fé daquele que pediu e do maior que o atendeu. Todavia, o que quero dizer aqui é que as coisas não acontecem "do nada". E do mesmo modo ocorre com a criação do mundo. Creio firmemente na mão do Senhor em cada detalhe da criação, ele, inclusive, imprimiu sua assinatura nela, basta olhar par ao funcionamento do nosso próprio corpo e veremos como a criação é completa e perfeita em tudo.

Deus criou o mundo em seis dias e descansou no sétimo. Podia ter feito em um? Podia. Mas lendo esse texto meses atrás, me veio à mente que ele é mais como uma lição do que como um manual de como o mundo foi construído parte por parte. Pensa comigo, isso nos ensina a paciência e o esmero em tudo que fazemos na vida. Nada com pressa sai bem feito e o descanso é necessário. Se Deus, dono de tudo, descansou, por que nós, mero pó da terra, insistimos em nos matar e levar à exaustão por um trabalho quando nossa real preocupação é dedicar nossa atenção e zelo na medida necessária?

A criação nos ensina o equilíbrio, fazer nossas tarefas com amor, disciplina e zelo, mas descansar. 

2 comentários:

  1. Oi Katharynny, concordo demais com você e essa colocação do Papa é perfeita. Não sei porque algumas pessoas acham que levar um tempo para fazer algo e ainda descansar faria de Deus menos poderoso. Pra mim, pensar em cada detalhe e executar pacientemente só mostra o amor Dele por nós. E ainda tenho para mim que esse 7 dias é mais simbólico, pois é um número muito significativo na Bíblia, do que apenas uma semana com dias de 24horas. Mas aí já é uma interpretação pessoal.

    Voltarei para ler as outras postagens da tag.

    Até breve;
    Te espero nos meus blogs!
    Helaina (Escritora || Blogueira)
    https://hipercriativa.blogspot.com (Livros, filmes e séries)
    https://universo-invisivel.blogspot.com (Contos, crônicas e afins)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, essa sua colocação faz muito sentido! Se a gente parar para pensar, os dons do Espírito são sete, a festa dos ázimos são sete dias, tanto o sete quanto o quarenta são números bem expressivos na bíblia! Ainda não tinha parado para pensar por esse lado.
      Logo farei uma visita :) obrigada pelo clik que acrescentou mais ao meu pensamento!

      Excluir

Ao comentar seja sempre respeitoso à opinião do outro. Nem todo mundo pensa como você e a diversidade existe para isso. Exponha suas ideias sem ofender a crença ou a opinião de ninguém. Comentários com insultos ou discriminação de qualquer natureza serão excluídos.