domingo, 21 de janeiro de 2024

[Bíblia] O nascimento do pecado

 


Estaríamos vivendo em uma remota parte do Éden maculada pelo homem? Havia quatro rios no jardim, dois dos quais se deu o berço das civilizações como conhecemos hoje. O homem nasce puro e sem mácula através de sua inocência, é o meio que o corrompe. Quando os barulhos do mundo nos impedem de ouvir a voz do Senhor, somos levados ao pecado e à morte.  Tivemos um dia a chance de uma vida plena sem dor e preocupações, mas criamos nossa própria ruína ao dar ouvidos ao mal e esquecer de Deus.

A culpa se deu quando tomamos discernimento do certo e errado, afastando-nos da inocência, e é por isso que Deus ama as crianças, porque elas são como sua criação original. Será que maculamos realmente uma parte do jardim e, agora, somos impedidos de encontrar o caminho de volta? Será que manter a inocência a salvo é a maneira de nos salvar também? Isso é possível em um mundo como esse?

Durante muito tempo, e me incluo nessa geração, fomos levados a acreditar que o sexo era o pecado original. Contudo, o pecado original foi a desobediência aos desígnios de Deus. Esse foi o pecado que acompanhou a humanidade desde sua gênese e causou a ruína do povo escolhido. Desde a queda de Lúcifer, pelo orgulho de desejar ser igual a Deus e, com isso, desobedecendo suas ordens, esse foi o pecado que acompanhou todos nós e nunca foi tão severo quanto nos dias de hoje.

Caim e Abel

O nascimento do segundo pecado dos sete: a inveja. Enquanto Lúcifer inaugurou o primeiro, o orgulho, Caim vem personificar esse segundo. Filho de Adão e Eva, se virou contra seu irmão mais novo, Abel, porque o Senhor não olhou com agrado sua oferta, mas para a de seu irmão. Embora não fique explícito, deduz-se que o coração de Caim não era sincero e, assim, ele abriu espaço para a escuridão findando por ceifar a vida do seu irmão.

Esse capítulo também corrobora a teoria de que vivemos em uma parte do Éden já que, ao ser expulso, Caim vai para o oriente do jardim. Apesar de seu pecado, o Senhor não permitiu que nenhuma outra criatura tirasse sua vida, matando sete vezes aquele que tentasse, corroborando que Deus concede a vida e apenas Ele tem direito de tirá-la, assim, aqueles que tentam e tiram a vida do próximo serão cobrados com rigor, pois só a Deus cabe o julgamento dos crimes.

Descendência de Caim


Não é mais mencionada a descendência de Caim. A história continua com a segunda descendência de Adão e Eva que eu trago pra vocês no próximo post :)

2 comentários:

  1. Acho que li uma época isso das pessoas acreditando que o pecado original fosse o sexo, mas não tem nada demais no ato se seguimos os desígnios de Deus a respeito da prática. A desobediência sim é o que nos leva pelos piores caminhos e nos faz enfrentar os maiores perigos. Mas como você mesma colocou, como ouvir Deus no barulho desse mundo? Confesso que esse é um grande medo meu.

    Até breve;
    Te espero nos meus blogs!
    Helaina (Escritora || Blogueira)
    https://hipercriativa.blogspot.com (Livros, filmes e séries)
    https://universo-invisivel.blogspot.com (Contos, crônicas e afins)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por muito tempo acreditaram nisso e há quem ainda acredite. Concordo que é mesmo muito difícil ouvir a voz de Deus no barulho do mundo, mas não é impossível. Quando nos mantemos em oração, quando damos nosso melhor para nos manter em contato com Ele, Ele sempre dá seu jeito de falar com a gente, pelos meios mais inesperados. Creio que para nós seja mais difícil porque estamos contaminados pelo mundo, ao contrário das crianças que ainda preservam a pureza, para elas é tão fácil falar com Deus e, sobretudo, ouvi-lo. Devemos nos espelhar nelas e seremos capazes de alcançar essa simplicidade também.

      Excluir

Ao comentar seja sempre respeitoso à opinião do outro. Nem todo mundo pensa como você e a diversidade existe para isso. Exponha suas ideias sem ofender a crença ou a opinião de ninguém. Comentários com insultos ou discriminação de qualquer natureza serão excluídos.