sábado, 27 de janeiro de 2024

[Bíblia] Corrupção da Humanidade

 

Clique na imagem para ampliar



O Senhor viu que a maldade dos homens era grande na terra, e que todos os pensamentos do seu coração estavam voltados para o mal. Gn 6,5

Pela primeira vez, Deus se arrependeu do trabalho que cumpriu com tanto esmero, pois sua criação foi maculada pelo homem. Com o surgimento do homem, surgiu o pecado que corrompei o projeto do Senhor, cada vez mais os homens se multiplicavam e se voltavam para o mal causando dor ao coração do Senhor, mas por causa de um justo, Noé, fomos salvos e por outro maior, Jesus, as faltas do mundo seriam mais uma vez redimidas.

Deus continua a nos dar chances de ser pessoas melhores como fomos criados para ser, mas constantemente insistimos em ferir seu coração e nos voltamos para o mal. Após a destruição, o Senhor prometeu que não mais faria sofrer a terra por causa do homem, já que este era mal por sua natureza desde a juventude (entende-se Adão, Eva e Caim), somos descendentes da nova povoação da terra que por vezes voltou a corromper-se; ainda magoamos o coração de Deus que com insistência busca nos salvar, mas até quando ele continuará suportando a rebeldia cruel de sua cria?

O homem só destrói, o mundo e a si mesmo, estamos alcançando um ponto perigoso e nada impede que o Senhor se levante outra vez, não contra a criação, mas contra sua cruel e corrupta criatura.

A Humanidade Nova

Todo aqueleque derramar sangue humano terá seu próprio sangue derramado pelo homem, porque Deus fez o homem à sua imagem." Gn 9,6

Compreendo que o Senhor não está de olhos vendados ao que está acontecendo no mundo e todas as vidas tiradas serão reclamadas por sua justiça, que nos chegará em seu momento. Ele ouvirá o pranto e o clamor dos que sofrem.

A Aliança e descendência de Noé

O Senhor fez a promessa de nunca mais destruir o mundo com outro dilúvio (daí a teoria que a nova destruição virá pelo fogo, embora ele tenha dito que não ia mais ferir a terra...) e para firmar essa aliança, pôs no céu o arco-iris como símbolo dessa aliança. Daí em diante, os filhos de Noé se disperasam e povoaram novamente o mundo.

Outra observação interessante: em um episódio de embriagez, Cam vê o pai ficar nu em sua tenda e vai contar aos irmãos, que o cobrem. Quando fica sóbrio, ciente do acontecido, Noé amaldiçoa o neto, filho de Cam, Canaã (não entendi por que) mesmo nome da terra prometida à Moisés mais adiante.

A Torre de Babel

Essa é uma parte interessante que levanta algumas perguntas. Alguns homens se estabeleceram em uma planície de Senaar, no oriente, e ali começaram a construir uma cidade e uma torre que alcançasse o céu para que "tornemos assim célebre nosso nome e não sejamos dispersos pela face de toda a terra" (Gn 11,4). Então, Deus desceu para ver a cidade e atorre e confundiu a linguagem que era uma só, para que não mais se compreendessem, pois, "nada futuramente os impedirá de executarem os seus empreendimentos" (Gn 11,6) caso continuassem se entendendo. A questão que fica é: por quê? Seria o motivo o fato de eles almejarem ser maiores que o Senhor ao elevar seus nomes através da construção? Ou, por ser Deus, isso apenas seria uma metáfora para o que acontece nos dias de hoje?

Bem, creio que esse é o evento que ilustra o nascimento das línguas.

2 comentários:

  1. Também guardo comigo essa dúvida sobre até quando Deus continuará esperando a conversão dos corações, pois há um prazo. Justo e generoso para que possamos nos arrepender e abandonar o pecado, a questão é qual será esse prazo. Para mim, o melhor é se arrepender o quanto antes e nos voltarmos para Deus.

    Até breve;
    Te espero nos meus blogs!
    Helaina (Escritora || Blogueira)
    https://hipercriativa.blogspot.com (Livros, filmes e séries)
    https://universo-invisivel.blogspot.com (Contos, crônicas e afins)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No andar da carruagem, não creio que por muito tempo. O mundo está cada dia mais pelo avesso...

      Excluir

Ao comentar seja sempre respeitoso à opinião do outro. Nem todo mundo pensa como você e a diversidade existe para isso. Exponha suas ideias sem ofender a crença ou a opinião de ninguém. Comentários com insultos ou discriminação de qualquer natureza serão excluídos.