sábado, 7 de março de 2015

Os Instrumentos Mortais: Cidade das Almas Perdidas #5 - Cassandra Clare

Título Original: City of Lost Souls
Título no Brasil: Cidade das Almas Perdidas
Série: Instrumentos Mortais #5
Autor: Cassandra Clare
Gênero: Fantasia, Romance, Ficção, Aventura
Ano de Lançamento (Original): 08 de Maio de 2012
Ano de Lançamento (No Brasil): Março de 2013
País de Origem: EUA
Editoras: Planeta (Portugal)
                  Simon & Schuster (EUA)
                  Galera Record (Brasil)
Sinopse: Quando Jace e Clary voltam a se encontrar, Clary fica horrorizada ao descobrir que a magia do demônio Lilith ligou Jace ao perverso Sebastian, e que Jace tornou-se um servo do mal. A Clave decide destruir Sebastian, mas não há nenhuma maneira de matar um sem destruir o outro. Mas Clary e seus amigos irão tentar mesmo assim. Ela está disposta a fazer qualquer coisa para salvar Jace, mas ela pode ainda confiar nele? Ou ele está realmente perdido?

O que eu achei: Se você ainda não leu a série Instrumentos Mortais está desperdiçando seu tempo. E se você tem coração fraco, passe LONGE dela! É incrível que uma série de seis livros possa ser tão absurdamente perfeita quanto essa, que te leve a amar personagens e odiá-los simultaneamente, que faça seu coração morrer de amores e paralisar no mesmo capítulo. Cidade das Almas Perdidas vai tirar você do chão, arrebatar seus sentimentos, sugar seu autocontrole e fazer você rir, chorar e morrer de amor de uma vez só. 
Clary e Jace estão inevitavelmente se afastando e a jovem caçadora de sombras finalmente tem pistas de onde se localiza Sebastian, mas quando seu amado Jace é levado pelo filho das sombras e conectado a ele pelo poder das trevas de Lilith, Clary se lança sem medo ao perigo para poder resgastá-lo, mas parece que é um pouco tarde e, por mais que ainda pareça amá-la, Jace não parece o mesmo de antes. Enquanto tenta descobrir o plano maligno de Sebastian, Clary vai se deparar com um futuro incerto, monstruosidades e todos os seus amigos vão para a cartada final de uma guerra que está prestes a eclodir. Mesmo quando finalmente conseguem se reencontrar, Clary e Jace parecem novamente afastados, quando não pelo poder do inferno, pelo poder do céu e sua única chance de salvar o que sentem é destruindo Sebastian para sempre. 
Eu demorei pra caramba para terminar esse livro, simplesmente por causa da faculdade, muita coisa para fazer, eu passei a semana quase inteira tendo que sair a tarde para resolver alguns problemas, tenho tentado desesperadamente me dedicar ao meu tcc, e na segunda já começam meus estágios. Eu não planejava fazer isso, mas vou dar uma pausa nessa série, mesmo que só falte um livro pra terminar, e vou ler outra coisa. Primeiro, porque eu realmente não quero que ela acabe, depois porque eu não sei como vai ficar o meu tempo, talvez eu tenha mesmo que diminuir o meu ritmo de leitura. Mas se há algo que eu posso dizer sobre essa série é que ela fica cada livro mais tensa, mais romântica, mais intensa e melhor! É de longe a melhor saga que eu já li na minha vida! 

Enredo: (CONTEM SPOILERS)
Cidade das Almas Perdidas começa com Simon em sua casa. Simon descobriu que sua mãe marcara a casa de forma como ele não pudesse entrar. Simon tenta argumentar com sua mãe e pergunta sobre sua irmã, Rebecca. No entanto, é em vão, como sua mãe ainda está claramente com medo de ele, acreditando que ele não é o verdadeiro Simon, que matou seu filho real. Simon recebe então um telefonema de Clary perturbada que explica que Jace está desaparecido e é indetectável.
Os próximos capítulos pega duas semanas após os eventos de "Cidade dos Anjos Caídos", Jace, visto pela última vez com Sebastian, ainda está desaparecido. A Clave juga Clary usando a Espada Mortal, forçando-a a revelar tudo o que sabia como obriga-la a dizer a verdade. Clary e o restante do grupo, desesperados para encontrar Jace, aceitam a ajuda da Rainha Seelie a quando a Clave está prestes a largar a investigação depois de nenhuma pista sobre o paradeiro de Jace. No começo é um pouco difícil de obter ajuda, mas a Rainha concorda em ajudá-los, quando a rainha é mal tratada, lança uma ilusão para fazer Alec parecer idoso, para seu horror. Depois de Clary falar com a rainha, Alec volta ao normal. A rainha então concorda em ajudar, mas exige o retorno de dois anéis das fadas que permitem os usuários se comunicarem telepaticamente o que Clary não sabia.Ela, desesperada para encontrar Jace, concorda. Mais tarde, ao procurar os anéis em uma biblioteca do Instituto , Clary vê Jace e Sebastian entrar e, enquanto se esconde, observa-os conversando como velhos amigos antes de sair com alguns livros. Chocada e perturbada, Clary foge e conta tudo a Simon, Isabelle e Alec, enquanto chorava. O grupo, então, contempla o que isso poderia significar e que pode estar errado com Jace.

Naquela noite, na casa de Luke, Clary acorda ao ouvir a foz de Jace e o encontra deitado ao lado dela, segurando-a. Jace diz a Clary que ele e Sebastian voltaram para pedir a ela se juntar com eles. Ele também diz a ela que ele sentiu-a na biblioteca e que ele ainda a ama. Enquanto Clary está chorando, Jace a beija, mas eles são interrompidos por Sebastian. Furiosa ao vê-lo, Clary manda Sebastian sair do seu quarto, em seguida, ela volta para Jace, que novamente tenta convence-la a se juntar a eles. Eles são interrompidos por gritos de Jocelyn ao descobrir que Sebastian estava em sua casa. Começa então uma luta, na qual Luke é esfaqueado e quase morto por Sebastian, sendo interrompido por Jace. Como Jace e Sebastian (literalmente) desaparecem, Jace diz à Clary que estará de volta para ela. Jocelyn decide que ela e Clary devem mudar-se para a casa de Magnus Bane para sua própria segurança. Prevendo o movimento de Jace vir até Clary, Magnus relutantemente concorda. Depois de uma discussão com sua mãe, em que Jocelyn compara Jace a Valentim e diz que Jace e Clary não estão destinados a ficar juntos, Clary enfurecida vai para seu quarto. Depois de um tempo, Clary decide se juntar a Sebastian e Jace, com intenção de investigar eles enquanto usa os anéis de fadas para se comunicar com Simon. Com o tempo, Clary descobre que Jace está com a Alma ligada a de Sebastian tudo que Sebastian quiser, acreditar e dizer ele vai acreditar ou fazer.

Enquanto isso, todo mundo está tentando pensar em uma maneira de matar Sebastian sem matar Jace, que são pressos juntos por causa do ritual de Lilith, ou seja, um não pode ser morto sem matar o outro. Isabelle e Jocelyn vão até as Irmãs de Ferro para ver se elas podem criar uma arma que destrua a conexão entre Sebastian e Jace e descobrem que vão precisar de uma lamina do céu o que só pode ser dada por um anjo. Eles chegam a uma solução quando Simon sugere convocar Raziel. Eles concordam que Simon devia fazer isso, porque ele tem a marca de Caim, que o protege de danos físicos. Clary descobre que Sebastian planeja fazer um segundo Cálice Mortal para criar uma nova raça de caçadores de sombras a patir do sangue de Lilith . Mais tarde, Jace é cortado com uma lamina que consegue fazer a marca de Lilith ser danificada por um tempo conseguindo voltar ao normal.(a ferida não foi sentida por Sebastian porque a lâmina estava coberta de sangue do anjo)Tem pouco tempo para explicar o plano de Sebastian para Clary. Jace diz a ela que Sebastian quer usar o sangue de Lilith para criar um exército de Caçadores de Sombras usando o segundo Cálice Mortal. Os dois então se beijam , mas enquanto Clary está disposta a ir mais longe, Jace para antes que eles possam , sugerindo como ele quer que sua primeira vez juntos aconteça em circunstâncias diferentes (não quando ele pode mudar de volta em "ele" a qualquer momento, e não será capaz de lembrar o que tinha feito depois). Algum tempo depois, Jace revela que ele vai se entregar para a Clave para poder matar Sebastian e seu outro Eu, acreditando ser a escolha certa. No entanto, desesperada por Jace arriscar a sua própria vida, Clary chama relutantemente Sebastian para não Jace poder sair. Sebastian então cura o corte na runa de Jace, revertendo a posse.

Enquanto isso, Simon e os outros viajam para fazenda de Luke para invocar o anjo Raziel. Lá, Raziel dá a Simon uma lâmina do Céu que ele pede que Simon a chame de Gloriosa, mas em troca exige o direito de tirar Simon da Marca de Caim. Simon concorda e Raziel leva a marca, com isso Simon não está mais protegido. Clary e Sebastian viajam para O sétimo local sagrado, para criar um exército de novos Caçadores de Sombras. Sebastian convoca Lilith e mistura o sangue dela no segundo Cálice Mortal, em seguida, demonstra a sua criação, forçando Amatis a beber do cálice. Simon, Magnus, Alec, Isabelle e Caçadores de Sombras da Clave, em seguida, chegam e os Caçadores de Sombras Negros de Sebastian lutam numa batalha. Simon dá Gloriosa para Clary, que tenta caçar Sebastian. Clary usa a lâmina do anjo para esfaquear Jace, acreditando que ela não vai matá-lo como o seu coração está mais bem do que mal. Jace é incendiado, levando o outro a acreditar que ele está morto. No entanto, Clary vai histérica, recusando-se a acreditar que Jace está morto e começa a chorar.

A batalha termina quando a maioria dos Caçadores de Sombras Negros de Sebastian foram mortos, e Sebastian foge. Clary vê que Jace não está morto, afinal de contas, há detecção de um batimento cardíaco, e sua família o leva de volta ao Instituto, a fim de cura-lo. Alguns são céticos de que ele é o Jace "real", mas Alec confirma que é ele, dizendo como uma parte dele já não sente "falta" (referindo-se a sua ligação parabatai e como uma parte dele se sentia "perdido", enquanto Jace tinha sido ligado a Sebastian). Depois de alguns dias pedindo e implorando, Clary entra no Instituto mesmo sendo proibida seguindo o que Isabelle a falara e ve e fala com Jace. Ela então descobre que depois de ser esfaqueado por Gloriosa, ele agora tem fogo sagrado dentro dele, impedindo as pessoas de tocá-lo, pois isso irá resultar em eles serem queimados, apenas Clary que parece inalterada. Magnus rompe-se com Alec, porque Alec considera a oferta de Camille (que ele não tinha contado sobre Magnus) para tirar a imortalidade da Magnus e realmente e encurtando consideravelmente sua vida, no entanto, Alec não aceita. Alec em lágrimas apela para outra oportunidade, mas Magnus diz firmemente que, enquanto ele ama, ele não pode perdoá-lo por considerar a encurtar a sua vida em tudo. Depois de dar-lhe instruções para levar suas coisas para fora de seu apartamento, também dizendo que nunca mais quer vê Alec ou seus amigos e familiares, eles dão o último beijo antes de Magnus ir embora, deixando um coração partido e perturbado por trás de Alec. Depois de sair para matar Camille por causar a sua separação com Magnus, Alec descobre que Maureen já havia matado Camille, a fim de ganhar a liderança sobre seu clã vampiro através da lei dos vampiros.

A história termina com Maryse mostrando aos Irmãos do Silêncio (Enoch e Zacarias) um par de asas de anjo e uma nota de "Jonatan Christopher Morgenstern" com a palavra "erchomai", que significa "Estou chegando", que ela encontrou em o chão da biblioteca do instituto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar seja sempre respeitoso à opinião do outro. Nem todo mundo pensa como você e a diversidade existe para isso. Exponha suas ideias sem ofender a crença ou a opinião de ninguém. Comentários com insultos ou discriminação de qualquer natureza serão excluídos.