quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

O Castelo Animado [Livro+Filme]

Título Original: Howl's Moving Castle
País de Origem: Inglaterra
Autor: Diana Wynne Jones
Páginas: 200
Gênero: Fantasia, Romance
Ano: 2007

Sinopse: A jovem Sophie é surpreendida pela perversa Bruxa das Terras Desoladas enquanto trabalha, entediada, na chapelaria da família. Por motivos que ela desconhece, a Bruxa, a transforma numa velha de 90 anos, e Sophie não vê outra saída senão fugir para evitar a dor de não ser reconhecida por suas irmãs. Vagando sem rumo, a “jovem senhora” acaba na porta dos fundos do castelo do terrível Mago Howl, conhecido por devorar o coração das moças do povoado.

Sophie é a irmã mais velha. Ela sabe que não pode ter aspirações e que não está destinada a nenhum tipo de sucesso, pois isso é reservado apenas para irmãs mais novas, foi nisso que ela - e todos em sua cidade - cresceram acreditando. Perdeu a mãe ainda muito pequena e, pouco tempo depois o pai se casou novamente e teve uma filha com sua nova esposa, Fanny, que era dona de uma chapelaria bem sucedida na cidade. Sophie cresceu cuidando das duas irmãs mais novas, Marta e Lettie, até que chegou o momento de cada uma receber uma atribuição para suas vidas, a de Marta, como a mais nova, era ser aprendiz de uma feiticeira muito poderosa, fama, fortuna e felicidade a esperavam. Lettie, como irmã do meio, seria aprendiz em uma espécie de lanchonete enquanto Sophie, como a irmã mais velha, sem destino brilhante mesmo apesar de sua inteligência, herdaria a chapelaria, então, seria aprendiz de Fanny. Resignada, Sophie aceita seu destino até o dia que decide visitar sua irmã Lettie na lanchonete e descobre que ela e Marta trocaram de lugar, além do fato de descobrir que a madrasta a está explorando sem a real intenção de torná-la herdeira da chapelaria. Inicialmente, Sophie não acredita naquilo, mas quando resolve testar a madrasta passa a acreditar no que a irmã disse e decide ir embora, mas recebe a visita da Bruxa das terras desoladas que a amaldiçoa como uma velha de 90 anos, sem dizer expressamente o motivo disso.

Dessa forma, Sophie vai embora de casa rumando para as montanhas até que encontra o castelo de Howl, um feiticeiro conhecido por sua fama de devorar corações de jovens, sem temer que isso acontecesse porque ela era uma velha, Sophie decide abrigar-se lá, onde conhece Calcifer, um demônio do fogo que lhe oferece para quebrar seu feitiço caso ela o liberte do contrato que o prende a Howl, e Michael, um jovem rapaz aprendiz de Howl. Inicialmente ela é vista como uma intrusa e mente para Howl dizendo que é a faxineira do castelo - que para sua sorte não é muito grande - fato que ele parece aceitar bem inicialmente mesmo diante das reclamações de Michael e Calcifer, a quem Howl não dá atenção, mantendo Sophie na casa mesmo sendo, muitas vezes, duro com ela.

No decorrer dos dias Sophie se vê com mais problemas do que tinha quando começou, não consegue descobrir o contrato entre Howl e Calcifer, sua irmã Lettie está na mira do mago mulherengo, ela se vê estranhamente perseguida por um espantalho a quem ajudou e que a aterroriza e vive sentindo-se estranhamente sozinha. Mesmo quando tenta, inúmeras vezes, ir embora, algo acontece que a faz ficar. Enquanto convive com ele, Sophie vai conhecendo mais os moradores daquele castelo estranho, desvendando a verdade sobre Howl e buscando freneticamente um modo de salvar a sua vida, ameaçada pela bruxa da terra desolada cujo plano maligno afetará não apenas a Howl, mas a todos no reino.

Título Original: ハウルの動く城 Hauru no Ugoku Shiro
País de Origem: Japão
Ano: 2004
Roteirista: Hayao Miyazaki
Diretor: Hayao Miyazaki

Sinopse: Sophie acha que seu destino é continuar com a chapelaria da família e não tem ambições. Certo dia quando saiu para visitar sua irmã Lettie ela é importunada por alguns oficiais do exército mas é salva por um bonito jovem.

Mas isso atrai a atenção da Bruxa do Nada (Bruxa das terras abandonadas na versão brasileira) que lança-lhe um feitiço que transforma-a numa velha. Ela decide sair de casa em busca de um modo de quebrar a maldição, mas não sabe para onde ir.
Ela liberta o espantalho enfeitiçado Cabeça de Nabo que a ajuda levando ela até o castelo de Howl. Lá ela encontra o demônio de fogo Calcifer que propõe quebrar seu feitiço desde que ela quebre o contrato que o prende ao mago.

Pela manhã ela descobre que o jovem que a havia ajudado é Howl e, quando este pergunta-lhe quem ela é, Sophie diz que é a nova faxineira, pois o castelo é o lugar mais sujo em que já esteve! O aprendiz Markl até achou isso tudo meio suspeito, mas Howl não diz nada contra.
A situação piora pois com o desaparecimento do príncipe do reino vizinho os reinos entram em guerra e Howl é convocado para lutar por seu rei e por sua antiga mestra Madame Suliman. Mas Howl não é alguém que aceita ordens facilmente.

Sophie é uma jovem aprendiz de chapeleira cuja mãe é dona da chapelaria mais popular da cidade, em um dia comum, ela decide ir visitar sua irmã Lettie que trabalha em um restaurante no centro da cidade, mas no caminho é surpreendida por dois soldados que a interceptam, assustada, ela tenta escapar e é salva por um estranho belo e misterioso jovem que se oferece para levá-la para o Cesari's onde sua irmã trabalha. Os dois são seguidos por estranhas criaturas, mas o estranho escapa com Sophie e a deixa em segurança na loja, ela não sabe quem ele é, mas sente-se fascinada por ele. De volta à sua casa, ela recebe a visita de uma mulher imponente que a insulta, quando tenta expulsá-la a estranha se revela como sendo a bruxa das terras abandonadas e a amaldiçoa com a aparência de uma velha de 90 anos. Assustada, Sophie foge de casa e acaba indo sem rumo para as terras abandonadas onde encontra e salva um espantalho com cabeça de nabo que a ajuda conseguindo uma bengala e trazendo o castelo de Howl até ela.

Sem muitas alternativas, Sophie acaba entrando no castelo para passar a noite e conhece Calcifer que lhe oferece um acordo, descobrir a ligação dele com Howl e acabar a maldição em troca de libertá-la da sua maldição, sonolenta, ela aceita e no dia seguinte é apresentada a Marco o aprendiz de Howl, um menino de aparentemente 09 a 12 anos que trabalha no castelo vendendo feitiços. Quando Howl retorna ao castelo, Sophie descobre que ele é o mesmo rapaz elegante e misterioso que a salvou naquele mesmo dia. Ele a pergunta quem ela é e Sophie mente dizendo que é a nova faxineira do castelo e contratou-se sozinha. Howl a deixa ficar e assim inicia-se a saga de Sophie no castelo inicialmente como faxineira e responsável pela manutenção até se tornar basicamente a matriarca da casa. Conforme os dias vão passando e a guerra vai se tornando pior, o tempo de Howl vai se esgotando e Sophie se descobre cada vez mais preocupada com ele que, segundo Calcifer, pode se transformar em um monstro. A Bruxa da terra abandonada e Madame Sulliman, a ex-professora de Howl, o estão caçando uma para tirar-lhe o coração, a outra os poderes, Howl se empenha em livrar Sophie de sua maldição enquanto tenta demonstrar a ela seus verdadeiros sentimentos.


O livro e o filme tem várias divergências entre si,basicamente como acontece na maioria das adaptações. No livro, a guerra é mencionada apenas como uma possibilidade enquanto no filme ela existe e é cruel. A personalidade de Howl também sofreu alterações, no livro ele é uma espécie de mulherengo e um pouco rude apesar de ter um grande coração, no filme ele é um pouco mais consciente, maduro até certo ponto e demonstra seus sentimentos de forma mais aberta que no livro, que só vamos realmente descobrir lá pro final o que ele realmente sente. Calcifer é mais ativo no livro e Marco (que no livro é Michael) ao contrário do filme, um jovem de 15 anos que, inclusive apaixonado por Marta, a irmã mais nova de Sophie, que tem duas irmãs e não uma como mostra no filme. Há várias personagens no livro que foram omitidas no filme, como a senhora Fairfax, uma maga que adota Lettie como aprendiz. O mago Sulliman é, na verdade um homem, o mago oficial do reino, enquanto que a mestra de Howl é uma mulher chamada Pentstemmon. A bruxa - que no livro é das terras desoladas - é retratada como uma mulher esbelta e bela ao contrário do filme. Sophie, no livro, é muito mais altiva, não tem papas na língua e fala o que pensa além de ter dons mágicos. O espantalho no livro tem uma cabeça de nabo estragado que fede e Sophie tem muito medo dele inicialmente.

Essas são apenas algumas das divergências, há no livro algumas coisas bem sinistras como desmembramento também e o final é um pouco diferente do que acontece no filme. Eu gostei muito de ambos, finalmente tive a chance de ler O castelo animado que eu descobri muito tempo atrás e já vi e revi várias vezes e ter a chance de ler a história que originou esse filme que eu realmente amo foi uma experiência incrível. Não há como não se apaixonar pelos dois, se você amou a adaptação vai amar ainda mais o livro! Eu tenho o ebook porque ele ainda é muito caro aqui, mas fica a dica. Sophie nos ensina que a bondade, a coragem e o amor podem vencer qualquer coisa, apenas quando aprendemos a amar, perdoar e servir a nossa vida ganha sentido e sem coragem para enfrentar nossos medos nós nunca vamos progredir e quebrar nossas maldições internas. A autora do livro faleceu em 2011 vítima de câncer, mas deixou para nós um legado inesquecível. Lerei, com certeza, outros livros dela.

Beijinhos e até a próxima resenha!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar seja sempre respeitoso à opinião do outro. Nem todo mundo pensa como você e a diversidade existe para isso. Exponha suas ideias sem ofender a crença ou a opinião de ninguém. Comentários com insultos ou discriminação de qualquer natureza serão excluídos.