segunda-feira, 16 de julho de 2012

Nova Musa da música *-*

Estou falando da Yuki Kajiura. Conheci ela nos vídeos relacionados de uma música em japonês que gostei muito. A primeira música dela que ouvi foi A song of storm and fire, e de lá pra cá sem dúvida ela entrou no meu repertório musical. Vamos conhecê-la melhor?

Yuki Kajiura (梶浦由記 Kajiura Yuki), nascida em 6 de Agosto de 1965 em TóquioJapão, é uma compositora e produtora musical japonesa. Yuki forneceu músicas para diversos animes populares, tais como MadlaxNoir.hack//SIGN.hack//RootsAquarian AgeMy-HiMEPandora HeartsMy-OtomeTsubasa Chronicle, e para um dos filmes Kimagure Orange Road (entre outros). Também auxiliou Toshihiko Sahashi com Mobile Suit Gundam SEED e Mobile Suit Gundam SEED Destiny. Kajiura também compôs para a série de videogame Xenosaga, notóriamente pela música de cutscene de Xenosaga II e toda trilha sonora de Xenosaga III . Atualmente mora em Tóquio.




Biografia
Devido ao trabalho de seu pai, Kajiura morou na Alemanha Ocidental desde 1972 até seu colegial. Sua primeira obra musical foi escrita quando tinha 7 anos, e era uma música de despedida para sua avó. Após formar-se na faculdade (novamente em Tóquio), ela começou a trabalhar como programadora, mas em 1992, ela saiu dessa carreira para focar em suas atividades musicais. Ela admite que foi seu pai que muito influenciou sua decisão, pois era um grande admirador de ópera e música clássica.
Em Julho de 1992, ela fez sua estréia com o trio See-Saw, que na época era composta por Chiaki Ishikawa (vocalista), ela mesma (vocal de apoio, teclado), e Yukiko Nishioka. Nos dois anos seguintes, o grupo lançou seis singles e dois álbuns mas em 1995 o trio separou-se temporáriamente. Nishioka decidiu tornar-se escritora enquanto Kajiura continuou com sua carreira musical solo, compondo música para outros artistas, assim como para TV, comerciais, filmes, anime e videogames.
Em 2001, ela e Chiaki Ishikawa se uniram novamente reformando See-Saw. Nesta época ela se envolveu com o estúdio de anime Bee Train de Koichi Mashimo em seu primeiro aclamado projeto, Noir. Não obstante o status controverso da série entre avaliadores, a crítica elogiou sua trilha sonora como uma inovação no cenário de música de anime, por sua arriscada mas altamente bem-sucedida mistura de synth, opera e música com toque francês.
Kajiura desfrutou do nível de liberdade artística que Mashimo como diretor da série a ofereceu durante sua contribuição em Noir, de forma que essa colaboração se estendeu a vários projetos posteriores, tendo como último (até 2007) sendo El Cazador de la Bruja. Por exemplo, Mashimo evitou criar restrições ou metas, permitindo que ela compusesse conforme desejasse. Posteriormente, ele apenas pegaria os trechos que julgasse apropriados e injetaria nos momentos adequados dos episódios.
Em 2002, See-Saw participou em outro projeto de Mashimo, .hack//SIGN, que tornou-se vastamente conhecido devido a seu desenvolvimento simultâneo para TV e videogame, e sua trilha sonora vendeu mais de 300.000 cópias. Durante a produção da série, Kajiura conheceu Emily Bindiger e impressionada com sua voz, lha ofereceu para performar 10 canções para a série. Ela também apelidou Bindiger como "sua professora de Inglês" no Anime Expo 2003.
Uma das mais populares atribuições de See-Saw foi a música de fechamento para Mobile Suit Gundam SEED ("Anna ni Issho Datta no ni"), que vendeu mais de 200.000 cópias. Dream Field, primeiro álbum original de See-Saw em 9 anos, tornando-se um sucesso, ao atingir 100.000 cópias vendidas. No mesmo ano, Kajiura lançou seu primeiro álbum solo, Fiction, a qual ela performou e promoveu no Anime Expo 2003 em Anaheim, California.
Um dos projetos solo de Kajiura é o FictionJunction, que ao contrário da crença popular não é um pseudônimo mas o nome do projeto própriamente. O projeto conta com a colaboração das artistas Yuuka Nanri, Asuka Kato, e Kaori Oda. Em 2004, o dueto produziu as músicas de abertura e fechamento para MADLAX de Koichi Mashimo e no ano seguinte, publicaram seu primeiro álbum colaborativo, Destination.
Em Outubro de 2007, foi anunciado que Yuki Kajiura participaria do concerto da Eminence Orchestra, 'A Night In Fantasia 2007 - Symphonic Anime Edition', como convidada especial.
Seu mais recente projeto, Kalafina é composto por Keiko Kubota (FictionJunction KEIKO), Wakana Ootaki (FictionJunction WAKANA) e Maya Toyoshima. Cantam as músicas de fechamento de Kara no Kyoukai, além das músicas tema das séries Kara no Kyoukai, Kuroshitsuji, Eve no Jikan, So Ra No Wo To, e Mahō Shōjo Madoka Magika.
Em 2009, Fiction Junction retornou para a música tema de abertura de Pandora Hearts, Parallel Hearts, com a maior parte da trilha composta por Yuki Kajiura.
(Fonte: Wikipédia)
Aqui vai uma performace ao vivo perfeita de A Song of Storm and Fire:
É ou não uma musa?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar seja sempre respeitoso à opinião do outro. Nem todo mundo pensa como você e a diversidade existe para isso. Exponha suas ideias sem ofender a crença ou a opinião de ninguém. Comentários com insultos ou discriminação de qualquer natureza serão excluídos.