domingo, 19 de fevereiro de 2017

Cheo Yong

Título Original: 귀신보는 형사, 처용 (Gwisinboneun Hyeongsa, Cheo-yong)
Gênero: Policial, suspense, horror, mistério, ação, thriller
Ano: 2014/2015
Escrito por: Hong Seung-hyun
Direção: Kang Chul-woo
País de Origem: Coréia do Sul
Episódios: 20 (10 em cada temporada)
Elenco: Oh Ji-ho
Oh Ji-eun
Jun Hyo-seong
Ha Yeon-joo

Sinopse: Detetive Yoon Cheo-Yong nasceu com uma habilidade sobrenatural para ver e ouvir fantasmas. Ele resolve casos misteriosos com a detetive Ha Sun-Woo e o fantasma de uma estudante do ensino médio Han Na-Young.

1ª Temporada

O detetive Cheo Yong é o melhor do seu ramo. Não importa quão complicado seja o caso ele sempre consegue resolver, age como um fantasma na cena de todos os crimes que investiga e é um exímio lutador. Graças a isso sua fama é inenarrável em todas as delegacias e agências de Seul. Entretanto, depois de perder o seu parceiro quando investigava um caso bizarro de psicopatia, ele fechou-se para as outras pessoas e passou um tempo afastado. Cheo Yong tem um demônio irado na sua cola, mas não consegue fazer qualquer ligação entre seu passado e esse ser das trevas que tem a missão de aterrorizar todos à sua volta.
De volta à equipe de investigação do principal distrito de Seul, ele é designado a uma equipe que está investigando o desaparecimento de várias mulheres, uma em especial, mãe de um garotinho doente que está no hospital. Mesmo contrariado, ele é posto para trabalhar com a detetive Han Sun Woo, uma jovem determinada e cheia de atitude que conheceu Cheo Yong ainda na adolescencia. Ele parece não se lembrar, mas ela garante que ele esteve envolvido no caso da morte de sua melhor amiga, assassinada por um homem que nunca foi encontrado por ter testemunhado a morte de uma professora na escola. O trauma tornou Sun Woo em detetive na esperança de encontrar o culpado da morte de Na Young, sua melhor amiga.
Não bastasse lidar com todo o estresse do trabalho, Cheo Yong ainda tem que cuidar de uma fantasma sem nome que, por alguma razão, está presa no prédio de investigação. Mais assassinatos começam a aparecer e todos, de alguma forma, estão ligados à figura misteriosa que assombra o detetive. A fantasma não identificada descobre que pode possuir o corpo de Sun Woo e grandes confusões estão à espera de Cheo Yong quando ele precisa cuidar da segurança da possuída e tenta não matar (de novo) a possuidora que quer bancar a detetive e agir como humana.
O grande detetive esconde um segredo: ele pode ver fantasmas e uma de suas missões é enviá-los de volta para o mundo dos mortos com o auxílio de um atame (isso foi tão Anna Vestida de Sangue *U*), uma estranha ligação acontece entre Cheo Yong, Sun Woo, a fantasma que mais tarde é descoberto ser Na Young e o demônio, mas o desfecho dessa história não parece ser bom para nenhum deles. A batalha final de aproxima.
A primeira temporada parece bem leve, Cheo Yong não é o tipo de dorama como Who Are You ou Let's Fight Ghost que são centrados em um "caçador" de fantasmas que acaba com um envolvimento amoroso. O foco do drama é realmente o mistério e o suspense e eu gostei disso, a trama é bem amarrada, mas achei que ficaram algumas perguntas sem resposta como o pai de Cheo Yong que é citado no começo do drama pelo demônio, mas não mostra ligação com ele na revelação do rancor dele em relação ao detetive. Aparentemente, a impressão que acabamos tendo é que o demônio do início do dorama e o do final são distintos. Há alguns momentos engraçados na trama e para sorte (da minha pessoa) ele tem uma dose equilibrada de cenas grotescas, apesar de os fantasmas não assustarem em nada, há umas cenas de sangue bem fortes.

2ª Temporada

A fantasma ataca novamente, a diferença é que agora ela pode sair do prédio de investigações. Ao que parece, a equipe de investigação anterior foi desfeita, apenas dois detetives voltam com Cheo Yong para investigar um novo caso de psicopata que parece bem complicado, vão contar com a ajuda de um policial de alta patente e uma detetive nova que, aparentemente, será a parceira de Cheo Yong nessa nova temporada. O início já é bem tenso, a brutalidade nos assassinatos, embora censurada, não impacta menos. Ao contrário da primeira, essa segunda temporada é muito mais pesada em alguns sentidos, e os detetives que remanesceram da organização anterior sabem que Cheo Yong pode ver espíritos, mas não é explicado como descobriram, entretanto, se comparada a primeira, achei que houve uma descaracterização do enredo, a trama só vem ganhar realmente um sentido de ser a partir do 5º episódio quando os assassinatos começam a se interligar a uma estranha organização que, aparentemente, está relacionada a um advogado conhecido como "advogado do inferno" capaz de libertar criminosos dos mais leves aos mais perigosos. Dos dez episódios, eu só vim gostar realmente de 4 que achei terem sido bem desenvolvidos, ainda assim, é um drama válido para quem gosta do gênero. Há rumores de uma terceira temporada, mas não achei nada concreto a respeito, então, até agora a série está dada como terminada.
As histórias são distintas, de modo que dá pra assistir os episódios aleatoriamente sem comprometer o entendimento da trama. 4 dos 10 capítulos são seguimentos (divididos em partes) de duas partes, o fato de não ter um objetivo específico tornou a trama um pouco dispersa. Só a partir do penultimo episódio é que eles vão se focar na organização criminosa, o final do drama é aberto dando espaço para uma terceira temporada uma vez que acabamos cheios de perguntas não respondidas. A principal delas é a razão da fantasma continuar ali ao invés de ter ido embora quando descobriu sobre si mesma, ou mesmo o passado misterioso de Cheo Yong e a razão pela qual ele possui aquele atame e pode ver fantasmas,

PERSONAGENS PRINCIPAIS


Cheo Yong - Desde criança pode ver fantasmas, mas não é especificado porque acontece e não é revelado nada sobre a família dele. Sabemos por alto que cresceu em um orfanato, mas é tudo. Por alguma razão (também não explicada), seu sangue afeta os espíritos ruins e ele possui um atame de madeira que é capaz de exorcizar espíritos, mas no drama também não fala como ele o conseguiu e porque.
Na primeira temporada o foco de Cheo Yong é encontrar o demônio que o está perseguindo e que causou a morte do seu parceiro durante uma investigação. A verdade por trás desse antagonista é revelada e engatamos para a segunda temporada onde o protagonista não tem um objetivo específico, apenas conclui casos com a equipe tendo a fantasma como auxílio. Tem uma personalidade forte tornando-se muitas vezes bem agressivo, mas no fundo tem o coração mole.

Ha Na Young - É a fantasma de uma colegial que auxilia Cheo Yong nos casos que ele investiga. Na primeira temporada ela está ligada a protagonista feminina por uma amizade que tiveram quando viva, por alguma razão não explicada ela não podia deixar o prédio da sede de investigação.
Foi assassinada após presenciar o assassinato de uma professora no terraço da escola pelo demônio que perseguia Cheo Yong. É uma adolescente meio cabeça de vento, então muitas vezes ela atrapalha mais do que ajuda quando possui as protagonistas apenas para comer e beber muito. É um pouco voluntariosa e apesar de ser esperta, em alguns momentos sabe ser bem irritante.

Byeon Kook-Jin - É o líder do departamento e quem comanda as investigações. É conhecido como "cão raivoso", mas no fim é um policial honesto e devotado a sua família.
Tem sérios problemas de higiene de vez em quando o que deixa a fantasma furiosa. É um dos personagens responsáveis pela carga de comédia do drama.
Esse personagem está presente nas duas temporadas, foi recontratado pelo novo líder que remontou a organização na segunda temporada e voltou com seu cargo anterior de líder de equipe.

Lee Jong-Hyun - Tem um amor próprio um pouco longe demais, morre de inveja de Cheo Yong desde o início da primeira temporada e é um verdadeiro fracasso com mulheres.
Apesar de ter um bom senso no que faz, muitas vezes os eu ego atrapalha seu raciocínio e o fato de ele viver constantemente tentando superar os outros detetives. Sua opinião sobre Cheo Yong muda quando ele fica cara a cara com o demônio na primeira temporada, desde então passa a temer os espiritos.
Também é recrutado como membro da nova organização na segunda temporada voltando a seu posto de detetive e é o segundo personagem responsável pela comédia no dorama.

Ha Sun-Woo - É a parceira de Cheo Yong na primeira temporada.
Ela era a melhor amiga de Ha Na Young e se sente culpada pela morte da amiga uma vez que ela correu para evitar que o assassino a encontrasse também. Tornou-se detetive para encontrar o homem que a matou.
Inicialmente Cheo Yong não se lembra dela até trazer esse fato à tona de que ele estava presente na noite que Na Young foi morta.
Inicialmente ela era tranquila e concentrada no que fazia, um pouco teimosa também. O acesso de Na Young ao seu corpo se dava através de um anel que as duas usavam quando adolescentes. Por alguma razão que não é explicada, no final da primeira temporada ela acaba com uma personalidade agressiva.

Park Min-Jae - Ele fecha a equipe de investigação da primeira temporada. É um personagem tranquilo e um pouco nerd, vira a quedinha da fantasma na primeira temporada. Competente no que faz e um pouco misterioso era quem normalmente cuidava da área de informática e cálculos dos casos.




Jung Ha-Yoon - É uma perita de investigações que trabalhava diretamente com o novo líder da equipe. Ela é designada como inspetora do novo departamento e se torna a nova parceira de Cheo Yong na segunda temporada.
A fantasma tem acesso a ela, mas dessa vez com limitações. Ela só pode ser possuída uma vez por semana com um limite de tempo. A razão é que ela tem um "corpo aberto" já tendo sido possuída outras vezes quando mais jovem.
É calma, tem uma alta percepção analítica e é muito inteligente.

Kang Gi-Young - É o novo mentor da equipe. Ele mesmo reuniu os membros da equipe desfeita anos antes e os reuniu como uma organização fora do alcance da polícia coreana.
É um oficial de alta patente e montou a organização com o propósito de desmanchar a seita criminosa de um advogado corrupto.





Han Tae-Gyeong - Esse bonitão entrou para equipe para fechar o grupo, tomando a posição de Min Jae. Inicialmente ele era apenas um policial com uma excelente habilidade de direção, após ajudar Cheo Yong a prender um suspeito ele acabou sendo integrado a equipe.
Não somente lindo - o que acaba chamando muito a atenção da fantasma - ele é altamente inteligente, um haker de ultima qualidade e entende basicamente tudo de informática. Sem contar na sua competência em encontrar e restaurar coisas através das suas habilidades que são muito mais ampliadas com a ajuda da aparência.

A trilha sonora desse drama também é muito boa, estou deixando aqui uma das minhas músicas favoritas.

2 comentários:

  1. Como faço para baixar essa música?? Obrigada ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Não sei onde tem não, mas eu tenho ela baixa no pc, se quiser me manda um email e eu envio o arquivo pra você!

      Excluir

Ao comentar seja sempre respeitoso à opinião do outro. Nem todo mundo pensa como você e a diversidade existe para isso. Exponha suas ideias sem ofender a crença ou a opinião de ninguém. Comentários com insultos ou discriminação de qualquer natureza serão excluídos.