sábado, 20 de junho de 2015

Tormento - Jonh Boyne

Informações:

Autor: John Boyne
Ano: 2009

Sinopse: Apesar de sentir falta do irmão mais velho, que estava fazendo faculdade em outro país, Danny aproveitava o tempo livre das férias para andar de bicicleta e jogar bola com seu melhor amigo, Luke Kennedy. Até que um dia volta para casa e, estranhamente, não vê sinal de sua mãe.
Quando a sra. Delaney finalmente chega, vem acompanhada de dois policiais. Ela havia se envolvido em um acidente - atropelara um garotinho que agora estava em coma, com poucas chances de sobreviver. A sra. Delaney se afoga em culpa e se isola de todo mundo, inclusive do marido e de Danny. O garoto, por sua vez, não entende o que está acontecendo. Por que sua mãe se sente tão culpada quando a própria polícia disse que ela não era responsável pelo que tinha acontecido? E para complicar ainda mais a situação, uma garota estranha fica parada em frente à casa de Danny, claramente observando seus passos...

O que eu achei: O único arrependimento que eu tenho foi de ter feito minha mãe dar dezoito reais em um livro tão pequeno. Mesmo que eu deteste e-books, deveria ter baixo esse livro e lido no celular. Não levei mais que quarenta minutos para terminá-lo! Mas, vale a pena, pelo menos isso. A história gira em torno de Danny, um garoto de doze anos que está no meio das férias e certo dia sua mãe chega em casa atrasada e escoltada pela polícia, o pai entra em pânico e uma grande confusão se inicia, logo o garoto descobre que a mãe se envolveu em um acidente e um garotinho foi atropelado e está mal no hospital. Corroída pela culpa, a mãe de Danny se isola e as coisas na casa dele ficam de pernas para o ar, o pai lutando para estabilizar a situação emocional da esposa e Danny sem entender nada, só desejando que o irmão mais velho, Pete, estivesse ali ao seu lado para que ele não se sentisse tão sozinho. Em meio a tudo isso ele só pode contar consigo mesmo, com seu vizinho Luke que está ocupado demais com a ausência do pai divorciado que não liga pra ele e Sarah, uma garota misteriosa que, logo após o acidente, passou a observá-lo. Um clima de constante realidade, certa dose de mistério e muita sensibilidade envolvem a história dessas três famílias, amizades nascem, outras se fortalecem e temos retratos de famílias marcadas por suas próprias tormentas pessoais. Foi o primeiro livro do John que eu li e gostei muito! É um livro que faz a gente refletir sobre muitas coisas e ainda nos toca pela forma como ele expõe os sentimentos inocentes de Danny, um tipo de inocência que, infelizmente, eu não vejo mais em garotos e garotas com essa idade. Vale a pena ler! Como o livro é muito pequeno eu não vou falar muito pra não acabar dando spoiler.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar seja sempre respeitoso à opinião do outro. Nem todo mundo pensa como você e a diversidade existe para isso. Exponha suas ideias sem ofender a crença ou a opinião de ninguém. Comentários com insultos ou discriminação de qualquer natureza serão excluídos.