sexta-feira, 8 de junho de 2018

[Chinês] Expressar uma ação em progresso com 在/正在

Vamos começar nesta aula a ver as lições do capítulo que fala sobre o tempo presente, mais especificamente como usar o gerúndio em mandarim. Para isso, vamos usar o já conhecido verbo 在 (zài) e também a estrutura 正在 (zhèngzài).

Ambas são equivalentes e podem ser usadas para expressar uma ação que está em progresso Eles só são usados quando há uma ação envolvida e não podem ser usados com verbos modais ou estativos. Estrutura: 

SUJEITO + 在/正在 + VERBO + OBJETO

Ex: 我看电视。
Eu estou assistindo televisão.


正在洗澡。
Eu estou tomando banho.

Vocabulário:

等 (Děng)- esperar, aguardar
找 (zhǎo)- procurar, buscar
洗澡 (xǐzǎo) - banhar-se, tomar banho
在 (zài) - indica uma ação em progresso
正在 (zhèngzài) - estrutura que expressa uma ação contínua

Ideogramas


zhǎo

zǎo - banho

zhéng - justo, positivo

Pratique!


1. 我在等你。Wǒ zài děng nǐ.
2. 我在找我的钱包。Wǒ zài zhǎo wǒ de qiánbāo
3. Eu estou estudando chinês agora.
4. 现在他在洗澡。Xiànzài tā zài xǐzǎo.
5. 我们正在找你。Wǒmen zhèngzài zhǎo nǐ.
6. Eu estou tomando banho.
7. Posicione 正在 no local correto na frase abaixo:
_____ 他们____看电影 _____。 _____Tāmen _____ kàn diànyǐng ____.

8. 现在外边______下雨。 xiànzài wàibian ____ xià yǔ

a) 可以 
b) 能 
c) 正在
d) 想

9. Eu estou procurando meu amigo.
10. Eu estou usando meu celular agora.
11. Eu estou procurando meu gato.
12. Nós estamos conversando agora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar seja sempre respeitoso à opinião do outro. Nem todo mundo pensa como você e a diversidade existe para isso. Exponha suas ideias sem ofender a crença ou a opinião de ninguém. Comentários com insultos ou discriminação de qualquer natureza serão excluídos.