Olá, gente!
Espero que todos vocês estejam bem e saudáveis. A quarentena tem mexido com as pessoas de diferentes formas, especialmente com aquelas que não gostavam de ficar em casa e agora se veem "confinadas" por questões de segurança. Como eu sempre fu bem caseira a experiência para mim estaria sendo ainda mais maravilhosa não fosse a tristeza caótica na qual o mundo afundou.
Eu acredito piamente que os livros são as melhores janelas para outros mundos (ou mesmo versões melhoradas do nosso) e podem ser mais que uma terapia nesse período, mas um alento. Se você não gosta de ler (o que eu duvido um pouco já que está lendo esse post) é uma excelente maneira de começar e se você já é um leitor acredito que esse período pode estar sendo bem leve pra você se estiver acompanhado de um bom livro.
Como o momento é delicado, mais do que nunca precisamos de coisas que nos tirem da realidade e nos proporcionem bem estar, essa é a chave. Fiz uma listinha com dez livros que já li e acho que podem ajudar tanto quem não gosta de ler e está se sentindo sufocado dentro de casa quanto quem já é leitor e está precisando de um "respiro". Tentei ser o mais variada possível nos gêneros e procurei os livros mais levinhos com temas suaves, mas não são livros rasos. Então, mesmo que já tenha lido algum deles, considere reler se estiver se sentindo angustiado ou ansioso.
Tem resenha de todos eles aqui no blog, só caçar na listinha miúda da aba de resenhas literárias, mas bora parar de enrolação e começar.
1. Os Adoráveis - Sarra Manning
Vejo muito pouca gente falando desse livro (talvez a capa não faça jus a ele). Lançado em 2013, Os Adoráveis vai usar o clichê da nerd x popular elevado a um novo nível. Nele a gente conhece a blogueira Jeane que é uma garota de atitude e opinião própria, ela é a redatora do Adorkable, um blog para pessoas cult e de estilo. A última pessoa por quem uma garota como ela poderia se interessar seria Michael, o descendente de coreanos que é altamente popular na escola, mas uma série de eventos vai forçar esses caminhos a se cruzar e uma improvável paixão acabará surgindo. Achei esse livro muito gostosinho e de leitura bem fácil. Acho que vale uma conferida.
2. Antes de Dormir - S.J. Watson
Esse é um daqueles livros que você não consegue largar. Foi um dos poucos livros da minha vida que eu li numa sentada só, sério. A história segue a Christine, uma personagem que tem uma espécie de amnésia e toda vez que ela dorme o cérebro dela reinicia. Ela é casada com o Ben, mas acaba desconfiando das atitudes dele para com ela após encontrar algumas pistas que deixou para si mesma. Quando começa a investigar lutando contra sua própria condição, Christine vai acabar embarcando em uma luta pela sua própria vida. Quem gosta de thriller não vai conseguir largar esse livro e ele está na lista exatamente porque vai te tirar da realidade.
3. O Castelo Animado - Diana Wayne Jones
Conta a jornada da Sophie em um mundo cheio de feiticeiros. Ao descobrir que a madrasta a estava explorando, Sophie decide ir embora de casa, mas é amaldiçoada por uma feiticeira ao corpo de uma velhinha de 90 anos. Na busca de quebrar a maldição ela contará com a ajuda de Howl, um poderoso feiticeiro mimado que esconde um passado conturbado. Esse é um daqueles livros que parecem bem infantis, mas tem uma história muito bonita sobre autodescoberta e superação. Fofinho e divertido vale a conferida assim como sua adaptação pelas mãos do brilhante Hayao Myazaki.
4. A Probabilidade Estatística do Amor à Primeira Vista - Jennifer E. Smith
Super curtinho, é um livro que trata sobre família, sobre amar imperfeições e não perfeições, leve e fofo vai contar de um encontro do destino em um avião e um amor improvável que nasce em uma conversa de voo. Apesar de ser um tiquinho clichê, é super levinho e vai dar aquele calorzinho no coração além de levantar umas questões bem válidas. Uma fábula moderna sobre o amor que vale a sua leitura.
5. O Projeto Rosie - Graeme Simsion
A história gira em torno de Don Tillman, um geneticista meticuloso e insensível que criou um projeto para encontrar uma potencial parceira para se casar e, como diz ele, "reproduzir". Contudo, sua limitação em relações sociais lhe impede de ter uma interação eficiente não somente com mulheres (mas principalmente com elas). Fofo e super engraçado esse livro está cheio de lições sobre relacionamentos reais e sobre a importância da autenticidade. Vale a pena.
6. Fortaleza Impossível - Jason Rekulak
A história é narrada por Will/Billy um garoto de 14 anos que sonha em ser programador de jogos. Ele e seus melhores amigos Clark e Alf ficam em polvorosa quando sai uma revista Playboy com fotos de Vanna White, uma apresentadora de um show de sucesso nos anos 80 acontece que, mesmo querendo desesperadamente ver as fotos, eles não podem comprar a revista porque são menores de idade. Assim, o livro vai contar a mirabolante jornada deles na tentativa de roubar a revista e como Will vai acabar se apaixonando pela filha do dono da loja. Um livro para quem gosta de jogos, nerds e ainda tem um joguinho muito massa disponível na internet que vai dar saudade dos tempos que a internet ainda engatinhava.
7. Em Algum Lugar nas Estrelas - Clare Vanderpool
A história acompanha Jack Baker, um garoto que perdeu a mãe para um aneurisma e se viu sozinho com um pai militar que lhe era praticamente um desconhecido. Ele é levado para um colégio interno e sente como se o mundo estivesse conspirando para seu desaparecimento uma vez que insiste em mostrar que ele é um peso inútil sobre a terra, e é exatamente aí que ele conhece Early Auden. Early tem um irmão que aparentemente desapareceu, mas ele jura que pode encontrá-lo graças a história das estrelas contada nos números de pi (sim, o símbolo matemático!). Um livro lindo de morrer e super sensível que vai te arrebatar desse mundo para um universo mágico e cheio de aventuras!
8. Passarinha - Kathryn Erskine
E claro que eu não podia fazer uma lista de livros para fugir da realidade sem colocar Passarinha, o livro mais lindo e com a personagem mais fofa da literatura contemporânea. A história segue Caitlin (também conhecida como menina que você quer pôr num potinho) que acabou de perder o irmão e tenta procurar um desfecho, um sentimento que vai ajudá-la a superar a dor da perda. Nem preciso mais panfletar esse livro né, é o que eu mais recomendo na vida e se você ainda não leu apenas CORRE porque você precisa ler isso, sério mesmo. Quando terminar você vai agradecer ao mundo por ter lido algo tão espetacular.
9. Além da Magia - Tahereh Mafi
Ele vai contar a história de Alice e sua mágica aventura na busca de seu pai em uma terra perigosa e sem leis onde a única forma de sobreviver é sendo muito esperto e usando o que há de bom no seu coração. Junto com Oliver, Alice vai embarcar numa jornada para descobrir a si mesma e a beleza do mundo de suas próprias cores. Esse é outro daqueles livros que parecem ser bem infantis, mas são bem mais profundos do que a superfície mostra. Amor e autodescobrimento de uma maneira muito singular, mais que recomendado.
10. Razão e Sensibilidade - Jane Austen
E eu encerro essa lista com um clássico da Jane Austen super sensível e cheio de ótimas tiradas irônicas. Vai contar a história das irmãs Dashwood, a sensata Elinor e a sensível e impulsiva Marianne em suas lutas pelo amor verdadeiro. Vocês sabem que eu sou apaixonada por esse livro, meu favorito da Jane, se não conhece nada dele recomendo que comece por esse. Uma viagem ao passado com personagens fascinantes e um amor doce e sincero que vai nascendo e progredindo como deve ser, no curso da vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Ao comentar seja sempre respeitoso à opinião do outro. Nem todo mundo pensa como você e a diversidade existe para isso. Exponha suas ideias sem ofender a crença ou a opinião de ninguém. Comentários com insultos ou discriminação de qualquer natureza serão excluídos.