terça-feira, 1 de novembro de 2016

[Chinês] Verbo 喜欢

大家好!

Eu peço desculpas por não ter postado a aula de Chinês no dia certo, eu estou com uma queimadura horrorosa no peito do pé e ontem ela estava me impedindo de me concentrar em tudo, chorei um mar como uma criança cuja mão diz que vai colocar mertiolate ardido numa ferida >_< não sou nada adulta. Mas hoje ele está um pouco melhor, pelo menos não está me incomodando tanto quanto ontem. 
A aula de hoje vai nos ensinar mais dois verbos novos, depois de ser e comer vamos aprender os verbos beber e gostar. Estamos chegando próximos ao final da primeira unidade, logo vamos ter uma revisão geral de todo o conteúdo (sim, isso é pra soar como uma prova) e uma recapitulação de todas as palavras aprendidas! Então, sem mais delongas, vamos à aula.

Bebidas


咖啡 (Kāfēi) - Café
可乐 (kělè) - Coca-cola/pepsi
(jiǔ) - Bebidas alcóolicas em geral
果汁 (guǒzhī) - Suco
(chá) - Chá



Verbo  (Hē) - beber, tomar

我 喝 茶。(Wǒ hē chá.) - Eu bebo chá
他 喝 果汁。(Tā hē guǒzhī.) - Ele bebe suco
我不喝咖啡和酒. (Wǒ bù hē kāfēi hé jiǔ.) Eu não tomo café e bebida alcóolica.


Chá
艹 (cǎo) a maioria dos caracteres com este componente estão relacionados com ervas e plantas.

Verbo 喜欢

Esse verbo tem o sentido de "gostar", 喜欢 (Xǐhuān) pode ser usado antes de substantivos e pronomes ou antes de outra classe de verbos. Suas estruturas são:

1. SUJEITO 1 + 喜欢 + OBJETO
2. SUJEITO 2 + 喜欢 + VERBO + OBJETO

Para compreendermos isso de uma maneira mais clara, na primeira estrutura o sujeito 1 gosta DE alguma coisa:

我 喜欢 可乐。
Wǒ xǐhuān kělè.
Eu gosto de Coca-cola
No caso da segunda estrutura, o sujeito 2 gosta de FAZER/SER alguma coisa.

我 喜欢 喝 茶。
Wǒ xǐhuān hē chá.
Eu gosto de tomar chá.
Percebam que na primeira sentença, o sujeito da frase "eu" gosta de coca cola. Contudo, na segunda oração, o sujeito está se referindo ao gosto pela AÇÃO de tomar chá, ele gosta de tomar chá, daí o segundo verbo na estrutura.
Entenderam?
Aplicando essa primeira estrutura na forma afirmativa temos o uso da partícula interrogativa:
你 喜欢茶 吗?
Nǐ xǐhuān chá ma?
Você gosta de chá?
Fácil, não? Costumo pensar que a maior dificuldade do mandarim são os tons e, de alguma forma, os ideogramas que são muitos, mas a estrutura da língua em si é muito simples, não fossem os tons estudar mandarim seria tão fácil quanto piscar.

xǐ - desfrutar; gostar
士 (shì) - a maioria dos caracteres estruturados com este componente estão associados a capacidade intelectual.
huān - alegre; feliz; contente
又 a maioria dos caracteres que possuem este componente descrevem movimentos realizados com as mãos.

Então, o que acharam da aula de hoje? Percebem quantas palavras e sentenças já aprendemos? Para finalizar, gostaria de pedir que, se tiver alguém acompanhando as aulas e quiser que eu grave os áudios das lições, com as pronúncias das frases e palavras, me deixa um comentário pedindo pra eu fazer um combo e upar, okay? 
Agora, uma frase muito útil para nós leitores assíduos: 
  •  
  •  
  • huan
  •  
  •  
  • biān
  •  
  •  
  • fēi
  •  
  •  
  • biān
  •  
  • kàn
  •  
  • shū
  •  

    (Eu gosto de ler livros enquanto eu tomo café.) 







































































  •  再见!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar seja sempre respeitoso à opinião do outro. Nem todo mundo pensa como você e a diversidade existe para isso. Exponha suas ideias sem ofender a crença ou a opinião de ninguém. Comentários com insultos ou discriminação de qualquer natureza serão excluídos.