sábado, 29 de outubro de 2016

Prontos para o NaNoWriMo?


Como o ano está passando rápido, não é? Já estamos basicamente em Novembro e, com este mês, vem o National Novel Writing Moth ou Mês Nacional de Escrever Novela. Ano passado, pela primeira vez, eu consegui vencer com 51.000 palavras! E fiquei muito orgulhosa de mim mesma, pois havia participado em 2013 e 2014 e não tinha conseguido, por falta de planejamento mesmo. Então, vim aqui para fazer esse convite para vocês que amam escrever como eu e dar umas diquinhas para se preparar nessa reta final antes do desafio.
Vamos começar com o calendário, todo ano o NaNoWriMo divulga um calendário e a temática do ano, a desse ano foi espaço, achei bem legal, vou disponibilizar o calendário oficial e o calendário em português que a Patrícia Rio fez com a temática do ano. Esse calendário ajuda você a manter o controle das palavras diárias e acompanhar de perto o seu progresso, lembrando que o objetivo do NaNoWriMo é estabelecer a disciplina do autor, acostumar você a escrever todos os dias uma quantidade X de palavras.
Esse foi o calendário da Patrícia, você pode baixá-lo no tamanho original NESTE LINK

Esse é o calendário original em Inglês clique na imagem para salvar

É o momento de juntar suas ferramentas, dormir o máximo que puder e checar os últimos detalhes do planejamento. E já pode entrar no site para anunciar sua história! http://nanowrimo.org/ na tag escrita aqui no blog eu fiz um post com programas que ajudam a organizar sua história, eu decidi fazer um teste com o ywriter para o nano desse ano. Em 2015 eu venci o nano com Romeo, esse ano, a história que escolhi para participar do desafio foi meu novo livro de terror:
É importante ter tudo pronto e estar disposto a exercitar sua disciplina, muita gente participou do nano comigo ano passado e não saiu do lugar. São 1667 palavras por dia, gente, dá pra escrever na volta do trabalho, no intervalo do almoço, no lanche da tarde, no lugar de checar as redes sociais! Não tem desculpa. Vale frisar que quem quer ser escritor precisa muito mais que "inspiração" e ideias, tem que ter disciplina, dedicação e prática! Muita prática! Então, reveja suas personagens, o enredo que você preparou, a seleção de capítulos e respire fundo. 
Que comecem os jogos!

4 comentários:

  1. Estava me sentindo muito nostalgica e acabei me lembrando do ning do Crepusculo. Fiz uma pesquisa no Google e acabei caindo em uma postagem feito no seu blog em Julho de 2012, enfim, adorei seus textos. Parebéns!
    Obs. Saudades das tretas do ning aushauhsuh

    ResponderExcluir
  2. Olá, Eduarda! Tudo bem? Eu também sinto saudades absurdas do Crepúsculo, melhor ning. Altas tretas e muita inspiração, quem era sua personagem lá? Obrigada pela visitinha e pelo elogio! Sinta-se convidada a voltar quando quiser <3

    ResponderExcluir
  3. OMG, já chegou novembro!
    Lembro que li sobre o NaNoWriMo exatamente aqui no seu blog meses atrás, e ai pensei:
    "Oportunidade perfeita pra criar alguma responsabilidade com as minhas histórias!"
    Tenho o terrível defeito da indisciplina e outro pior ainda, a gradativa perda de interesse em todos os meus projetos, espero conseguir contornar isso...
    Então, resolvi começar na modo "easy". Meu objetivo nessa primeira edição do NaNoWriMo que participo será escrever todos os dias, mesmo que sejam míseras 100 palavras. Meu verdadeiro desafio vai ser transformar a escrita em um hábito diário.
    Mas estou confiante! Pelo menos nessa primeira semana, acho que consigo me manter firme, até que minha maldição da perda de interesse surja novamente!
    De todo modo, boa sorte para nós!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, T.Cooper!
      Nossa que orgulho saber que você conheceu o programa pelo meu blog! É legal saber que tem gente lendo rsrsrs normalmente acho que estou postando por postar mesmo. Como eu falei, o objetivo do programa é exatamente esse, criar disciplina. Você começa pequeno, eu levei dois anos para conseguir vencer a meta. A coisa é planejamento mesmo, se você sabe exatamente o que quer que aconteça na sua história, se ela tem um outline dá pra desenvolver sem desinteressar. Vai nos marcadores e clica na tag escrita, pode ser que te ajude em algo ;)
      Obrigada pela visita, anjinha, e vamos com fé nesse negócio! Estou torcendo por você, não em nome de 50,000 palavras se não for seu tempo, mas em nome da disciplina de escrever todo dia!
      Beijão e volte quando quiser <3

      Excluir

Ao comentar seja sempre respeitoso à opinião do outro. Nem todo mundo pensa como você e a diversidade existe para isso. Exponha suas ideias sem ofender a crença ou a opinião de ninguém. Comentários com insultos ou discriminação de qualquer natureza serão excluídos.