quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Preocupada

Meu professor Gilberto anda tão triste que estou começando a ficar preocupada. Já falei dele aqui algumas vezes e vocês sabem que é o meu professor favorito nesse curso. Não sei o que está acontecendo... Só sei que odeio ver ele desse jeito e não poder fazer nada para ajudá-lo a ficar melhor. Meus acessos de tristeza diminuíram hoje, mas eu continuo com aquela incômoda sensação de que nada mais vale a pena, estou me sentindo derrotada parece que nada do que fiz até agora tem sentido, e não sei se a parte pior é não conseguir chorar para desabafar isso ou ficar fingindo que estou super bem.
Meu dia não foi totalmente perdido. As vezes me pego pensando que mesmo sem nunca ter namorado ninguém, na maioria dos casos que vejo eu consigo entender melhor os casais do que eles mesmos, consegui ajudar uma amiga hoje inconformada com o tempo que o namorado passa no video-game, ora e porque ela não aprende a jogar? Em partes eu não a culpo, no mundo de "relacionamentos" de hoje as coisas estão tão toscas e tão contrárias que eu agradeço seriamente por continuar solteira. Alguns casais simplesmente não conseguem ver que a maior parte dos problemas que tem se resume a falta de diálogo e acordo. Depois disso, ainda dei uma força para mais duas amigas, uma com problema pessoal com um ente querido e outra com problemas com um ex imprestável, e eu me senti tão bem em ajuda-las, me senti humana. É bom saber que eu não sou tão completamente inútil quanto pensam.
Há outra coisa que me deixou um pouco pensativa hoje... Observem essa foto:

Os dois primeiros cartazes contém uma citação de Demi Lovato que lançou um livro contando sua trajetória de conturbações. A frase que a pessoa da página colocou no comentário me deixou pensativa: Quem se corta não é idiota, é guerreiro. Eu nunca tive problemas com auto-mutilação, entendo parcialmente o que se passa na cabeça de uma pessoa que chega ao extremo de se cortar para conseguir extravasar a dor que sente, mas dá uma olhada no número de pessoas que curtiu e compartilhou, galera isso é meio preocupante, indica que os níveis de depressão estão aumentando cada dia mais, que há pessoas fazendo coisas como essa todos os dias. Não é segredo para ninguém que eu convivo com distúrbio de ansiedade e depressão... Mas acho que as pessoas estão levando as palavras da Demi para outra direção... Encarando as coisas que ela disse de forma um pouco equivocada, quando ela disse que se cortar não era idiotice ela não estava incentivando ninguém a fazer o mesmo, estava conscientizando as pessoas a procurar ajuda. Isso é uma coisa muito séria e delicada, depressão não é uma brincadeira ou um estado de espírito como muita gente pensa, é algo que precisa de tratamento, de ajuda... A gente não tem depressão porque quer, nem porque acha bonitinho ficar triste pra ser rodeado de gente, mas não quer dizer que não precise-se buscar meios para controlar o problema, para saná-lo... Se você sofre com isso ou conhece alguém que tem essa prática, não fique só, não se machuque dessa forma, não tenha medo de falar, de pedir ajuda... E no segundo caso, estenda a mão, procure ajuda para essa pessoa, isso não é brincadeira e nem "modinha", as consequencias podem ser desastrosas.

2 comentários:

  1. Eu... eu tinha escrito um texto enorme e ele SUMIU quando fui publicar!! ¬¬ Que que eu faço?? Escrevo de novo né rs

    Cada um leva seu tempo para superar sua dores, seu professor deve estar precisando desse tempo, logo ele melhora! :) Acho que se vc for uma boa aluna já o estará ajudando rs

    E quem disse que vc é inútil?? Inútil é alguém que fala uma coisa estúpida como essa! Será que nunca ouviram "Se não tem nada de bom a dizer, fique calado!"? Nunca se deixe levar por alguém tão...'baixo' assim viu? Cada um tem sua luz, a de ninguém é mais brilhante.... não deixe que te façam acreditar no contrário.

    Entendi o que a Demi quis dizer e tbm o ponto de vista dela, mas os fãs a seguem pelo que ela representa e inspira neles, ela é a história de superação e força que eles querem construir. Sobre a Demi sei por alto, mas sei que passou por coisas pesadas e conseguiu sair disso. Particularmente, acho que ela deveria ter noção do público que a segue, muitos são sonhadores e passam por problemas emocionais, ela não devia ter escrito algo assim. Okay, a intenção foi outra, mas alguém com depressão e com a inclinação a fazer isso ao ler uma frase dessas se sentirá como? Sentir-se-á estimulado, justificado.
    Se alguém com problemas de depressão passar por aqui, a resposta não está em causar dor a si mesmo, ainda que talvez vc não acredite há alguém que te ama, e vc está causando dor a todas essas pessoas. Busque ajuda, não há resposta ou escapatória na dor, há apenas mais sofrimento. Não se culpe, não sofra sozinho por isso... peça ajuda.

    Kath realmente gostei do post! Muito responsável e realmente pode ajudar alguém :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que é alguma coisa relacionada ao nosso curso... De qualquer forma, espero mesmo que ele fique bem... Odeio ver ele assim. E eu sou uma ótima aluna tá? U_U' pelo menos na matéria dele.
      Vá por mim, a lista não caberia em um comentário só. Mas até a minha mãe as vezes deixa isso subtendido nas proprias frases... E sinceramente, ela tem seu q de razão.
      Obrigada Lily, essa coisa toda é muito séria. Alguns fãs da Demi são meio malucos mesmo, eles acham que porque ela passou por tudo aquilo eles tem que passar também! Pensam que isso é bonito, que é qualquer coisa, ignoram a gravidade da coisa.

      Excluir

Ao comentar seja sempre respeitoso à opinião do outro. Nem todo mundo pensa como você e a diversidade existe para isso. Exponha suas ideias sem ofender a crença ou a opinião de ninguém. Comentários com insultos ou discriminação de qualquer natureza serão excluídos.