quarta-feira, 17 de outubro de 2018

[Chinês] Expressando o verbo haver com 有

大家好!Gostaria de me desculpar pela ausência, as coisas andam meio loucas e descobri hoje que o DramaFever fechou, então meio que fiquei em choque... ando numa louca para garantir que meus doramas favoritos estejam salvos no pc porque temo que se as coisas piorarem, não teremos mais fansubs também (choremos), espero que não. Bem, começando com a Unidade V agora as coisas vão complicando um pouco mais e posso não ser tão explicativa quanto gostaria porque eu própria ando tendo dificuldades...

A palavra 有carrega o sentido de "ter", mas também é usado para expressar o verbo "haver". Para isso, usamos a estrutura:

LUGAR + 有 + ALGO
他的家有三个卧室。
Tā de jiā yǒusān gè wòshì.
Há três quartos na casa dele.

Vocabulário
卧室 (Wòshì)- dormitório; quarto
厨房 (chúfáng) - cozinha
卫生间 (wèishēngjiān) - banheiro
客厅 (kètīng)- sala de estar

Ideogramas
fáng - casa, quarto

shì - quarto; escritório

jiān - dentro de um espaço ou tempo definido; quarto

zhuō - mesa

Pratique

  1. 我第一次来中国。Wǒ dì yī cì lái zhōngguó.
  2. 我第一次用信用卡。Wǒ dì yī cì yòng xìnyòngkǎ.
  3. 我的第一本词典。Wǒ de dì yī běn cídiǎn.
  4. 这是我的第二双袜子。Zhè shì wǒ de dì èr shuāng wàzi.
  5. 我喜欢第二种草莓。Wǒ xǐhuān dì èr zhǒng cǎoméi.
  6. 今天我第一次说汉语。Jīntiān wǒ dì yī cì shuō hànyǔ.
  7. 我要和第三种茶。Wǒ yào hé dì sān zhǒng chá.
  8. 卧室里边有一I个床。Wòshì lǐbian yǒuyī I gè chuáng.
  9. 触犯里边有两个灯。Chùfàn lǐbian yǒu liǎng gè dēng.
  10. 客厅里边有一个电视。Kètīng lǐbian yǒu yīgè diànshì
  11. 卫生间里便有一个电话。Wèishēngjiān lǐ biàn yǒu yīgè diànhuà.
  12. O primeiro tipo de cartão de crédito.
  13. Meu segundo livro.
  14. É a primeira vez que eu estudo chinês.
  15. Minha terceira peça de roupa.
  16. Há um computador na sala de estar.
  17. Há duas portas no dormitório
  18. Há três mesas na cozinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar seja sempre respeitoso à opinião do outro. Nem todo mundo pensa como você e a diversidade existe para isso. Exponha suas ideias sem ofender a crença ou a opinião de ninguém. Comentários com insultos ou discriminação de qualquer natureza serão excluídos.