sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Classificadores I

SEJAMOS ESPECÍFICOS E CATEGÓRICOS

            Em Chinês existe uma série de morfemas que funcionam como termos de medida para substantivos, estes são denominados classificadores nominais. Os classificadores são numerosos e servem para distinguir classes de palavras, os mesmos devem ser usados entre um número e o seu respectivo substantivo. Às vezes é possível omitir o classificador e se entende o conteúdo da oração sem problemas, mas na língua formal o classificador é necessário e seu uso correto indica o nível de conhecimento do idioma. Vejamos alguns exemplos:

龙。tiáo lóng.
Significa ‘um dragão’, o classificador (tiáo) é um classificador nominal usado geralmente para mesurar coisas longas e estreitas como algumas roupas (vestidos e calças), alguns animais como serpentes, dragões, etc.

照片。Liǎng zhāng zhàopiàn.
Significa ‘duas fotos’, o classificador (zhāng) é geralmente usado para mesurar coisas muito finas como cartões, papéis, fotos...



马。Sān mǎ.
Significa ‘três cavalos’, o classificador (pǐ) é geralmente usado para mesurar tecidos, equinos, etc.
Resultado de imagem para 四本词典
词典。běn cídiǎn.
Sigifica ‘quatro dicionários’, o classificador (běn) é geralmente usado para mesurar coisas encadernadas como livros, cadernos, etc.



师。wèi lǎoshī.
Significa ‘cinco professores’, o classificador (wèi) é geralmente usado para mesurar pessoas de forma polida.

            Os classificadores provavelmente serão o primeiro desafio no aprendizado do Chinês. Aqui nós vimos com mais precisão seu uso e conhecemos mais alguns entre a centena de classificadores que existe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar seja sempre respeitoso à opinião do outro. Nem todo mundo pensa como você e a diversidade existe para isso. Exponha suas ideias sem ofender a crença ou a opinião de ninguém. Comentários com insultos ou discriminação de qualquer natureza serão excluídos.