segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

[Chinês] 给+ alguém + algo

A palavra   (gěi) carrega o sentido de “dar”, neste caso o sujeito da oração pode ser omitido, convertendo esta em uma oração imperativa. Sua estrutura é a seguinte:
+ ALGUÉM + ALGO
Exemplos:
我水。(Gěi wǒ shuǐ.)
Dê-me água. (me dê água.)
我叉子。(Gěi wǒ chāzi.)
Dê-me um garfo.
务员我一双筷子。(Fúwùyuán gěi wǒ yī shuāng kuàizi.)
Garçom, dê-me um par de hashis.
我两个勺子。 (Qǐng gěi wǒ liǎng gè sháozi.)
Por favor, dê-me duas colheres.

NOVAS PALAVRAS:
(Shuāng) — classificador para pares.
筷子 (kuàizi ) — hashi
叉子 (chāzi) — garfo
勺子 (sháozi) — colher
(gěi) — dar

(qīng) — por favor (pedir com educação)

IDEOGRAMAS DESTA LIÇÃO
gěi
纟(sī) - seda *a maioria dos caracteres compostos por este componente estão relacionados a materiais, produtos ou trabalhos de arte feitos de seda.
人 (rén) - pessoa
一 (yī) - um
口 (kǒu) - boca

qīng
讠(Yán) - discurso *este radical está relacionado ao ato de falar. Os caracteres compostos por este radical estão relacionados com a fala.
 (shēng) - brotar
月 (yuè) - lua

Na próxima segunda, tem um exercício! Portanto, dêem uma revisada e preparem-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar seja sempre respeitoso à opinião do outro. Nem todo mundo pensa como você e a diversidade existe para isso. Exponha suas ideias sem ofender a crença ou a opinião de ninguém. Comentários com insultos ou discriminação de qualquer natureza serão excluídos.