quinta-feira, 9 de março de 2017

B.A.P - Rose [single] é um tapa na cara da sociedade.

O B.A.P lançou essa semana o MV de seu novo single intitulado Rose. Gente, vocês não tem noção de como eu enlouqueci com o vídeo desse álbum, chorei. Até então eu sempre associava o B.A.P a balas, dificil achar um vídeo deles em que não estão se matando a tiros! Mas, parece que ultimamente os meninos do KPOP decidiram fazer um arrastão de protestos a sociedade preconceituosa e excludente do seu país. 
Ao contrário do que muita gente pensa, a vida na Coréia do Sul não é lindinha como os doramas fazem parecer, a sociedade coreana é muito tradicionalista e xenofóbica, claro que não podemos dizer que todo mundo no país é assim, mas é a maioria. Assim como o BTS apareceu mais bronzeado para Spring Day e apoiou o movimento feminista em Not Today, o B.A.P decidiu tocar na ferida da sociedade, mas não limitando-se apenas à Coreana, mas a mundial. A título de crítica, Wake me Up é um tapa na cara das sociedades excludentes, precoceituosas, insensíveis e alienadoras do mundo. As duas outras faixas do CD são bem dançantes, não parei para ler a tradução delas ainda, por isso vou me deter mais em Wake me Up que é tão perfeita que vocês precisam ver e ouvir para crer.
Uma fã americana (eu acho) da banda escreveu um pequeno texto explicando em palavras o que o vídeo expressa em imagens. Eu fiz a tradução do texto e quero colocar aqui para vocês.
"1) A primeira garota é uma que está lutando com o amor-próprio, ela não pode apreciar a si mesma por quem ela é, e ela se odeia por quem ela é. Pressões da sociedade para ser bonita, perfeita, magro, etc realmente chegar a maioria das pessoas, e esta menina é um exemplo deles. Esta é também uma das razões para a alta taxa de suicídio.
2) O homem que agita os braços com um sorriso no rosto é destinado a representar o lado do racismo deste MV. Quando as luzes se apagam, disparos de armas voam para fora de suas mãos, representando que ele é rotulado pela sociedade como um terrorista, e as muitas pessoas na cama, andar, etc. são suas muitas "vítimas".
3) A terceira menina é uma jovem que parece estar lutando com a depressão, e também uma que toma pílulas e remédios regularmente, o que é mais provável porque ela parece que está prestes a desmaiar.
4) O homem que olha para si mesmo no espelho está intimamente ligado à menina no início. No entanto, ele não está apenas lutando com sua auto-estima, mas o racismo também. Esta também pode ser a razão pela qual ele se afoga na banheira.
5) A mulher que está cortando toda a comida é o que eu acredito ser a representação da anorexia ou distúrbios alimentares. A larva é a metáfora que representa isso. A larva é a metáfora da anorexia, muito habilmente trabalhada. As pessoas anoréxicas são geralmente hesitantes ou até mesmo com medo de tocar comida, porque eles têm medo de ganhar "peso", que é provavelmente por isso que ela deixa cair seus hashis com medo. Não só isso, mas as larvas são muito brutas também, então eu provavelmente reagiria da mesma forma.
Eu acho que é todo mundo mencionado / visto neste vídeo. Eu acho que a mensagem da repetição de "me acordar", é para nós. Acordar e olhar para todos, o mundo à nossa volta, e perceber que as pessoas lutam com todos os tipos de problemas. Estou orgulhoso de B.A.P por ser tão aberto sobre algo como isso, porque não é todos os dias você vê este tipo de MV. Eu também adoro a música. Estou amando o novo som, ele se encaixa incrivelmente."
Diante disso, concluímos que nossos meninos do B.A.P (que por sinal significa Best Absolute Perfect) não são simples "idols", são artistas. Parabéns e obrigada por nos presenciar com essa música maravilhosa e reflexiva. Que nós acordemos para olhar a realidade do próximo, para oferecer a mão a quem precisa de nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar seja sempre respeitoso à opinião do outro. Nem todo mundo pensa como você e a diversidade existe para isso. Exponha suas ideias sem ofender a crença ou a opinião de ninguém. Comentários com insultos ou discriminação de qualquer natureza serão excluídos.