terça-feira, 14 de março de 2017

[Chinês] Que horas são?

Primeiramente, quero me desculpar por ter atrasado os posts. Não postei a aula da sexta e nem da segunda, aconteceram alguns imprevistos e eu acabei acumulando trabalho para realizar quase que todo de uma vez. Para completar, estou escrevendo três histórias simultâneas e tenho dormido horrivelmente, por isso me desculpem. Vou fazer um compilado das curiosidades que deveriam ter sido postadas sexta com a aula de ontem. Ainda falando sobre tempo, vamos aprender a perguntar as horas e aprender um pouco mais de palavras que expressam o tempo e seus períodos específicos. Lembrando que em breve estaremos nos preparando para a segunda prova de unidade!

Que dia é hoje?

Outro aspecto importante a ser destacado é a ordem de expressar uma data em Chinês, que, neste caso parece ser ao contrário do nosso método. Como vimos na lição “dias”, em Chinês a data deve ser expressa seguindo a forma ano/mês/dia, além disso, tanto (rì) quanto (hào) significam dia, porém é mais usado na escrita enquanto é mais usado na língua oral.
Quanto as localizações, deve-se expressar do país ao bairro. Lembre-se disso caso você queira mandar ou receber correspondência dentro da China, você terá que escrever o endereço da seguinte forma:
País (China)
Cidade (Ex. Pequim), bairro, rua, nº do prédio, nº do apartamento e CEP.

Desejo a todos um ótimo dia!

Em mandarim existem algumas expressões que se referem a um determinado período do dia ou da noite, como é o caso de 早上 Zǎoshang), 上午 shàngwǔ),晚上 wǎnshàng). Veja o quadro:
Período do dia
Chinês
De manhã cedo
早上Zǎoshang)
Pela manhã
上午shàngwǔ
Meio dia
中午 (Zhōngwǔ)
Tarde
下午 xiàwǔ)
Noite
晚上 wǎnshàng)
Madrugada
夜里 (yèlǐ)

É importante ressaltar que em Chinês estas marcações de período de tempo não são bem claras. Para você, 8:00 pode soar “manhã cedo”, mas pode ser que seus vizinhos idosos considerem “pela manhã”, ou seja, não tão cedo.

Que horas são?

Em mandarim 几点 (Jǐ diǎn) significa “que horas”. A estrutura da frase é montada da seguinte forma:
Sujeito + 几点
O sujeito na estrutura pode ser alguma palavra que indique um período de tempo aproximado, por exemplo, 现在 (Xiànzài) que sugere a ideia de neste momento (agora). A resposta para a pergunta é formada desta forma:
Sujeito + Número + (diǎn) + (fēn)
Onde expressa a hora e os minutos.
Ex.:
现在几点? (Xiànzài jǐ diǎn?)
Que horas são agora?
现在八点十分。(Xiànzài bā diǎn shí fēn.)
(Agora) São oito horas e dez minutos.
八点 (bā diǎn)
Às oito horas.
九点十分(jiǔ diǎn shí fēn.)
9h 10 min
七点五分我去办公室(qī diǎn wǔ fēn Wǒ qù bàngōngshì.)
Às sete e cinco eu vou para o escritório.
现在五点四十分(Xiànzài wǔ diǎn sìshí fēn.)
Agora são cinco horas e quarenta minutos.
现在两点 (Xiànzài liǎng diǎn).
Agora são duas horas.

Palavras da lição:
现在 (Xiànzài) — agora
(diǎn) — hora
(fēn) — minuto


Ideogramas desta lição:
Componentes do caractere:
八 (bā)  - oito
刀 (dāo) - faca

Componentes do caractere:
卜 (bǔ) - adivinhação (???)
口 (kǒu) - boca
灬 (huǒ) - fogo

E ficamos por aqui! Uma ótima semana para vocês ;)
再见!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar seja sempre respeitoso à opinião do outro. Nem todo mundo pensa como você e a diversidade existe para isso. Exponha suas ideias sem ofender a crença ou a opinião de ninguém. Comentários com insultos ou discriminação de qualquer natureza serão excluídos.