domingo, 29 de abril de 2018

[Chinês] Mudança de estado com 了

Neste contexto, 了(le) é usado no final de uma oração para expressar uma mudança de estado. Sua estrutura é a seguinte: Uma nova situação + 了. Por exemplo, 下雨了。(Xià yǔ le.) significa "está chovendo", implica que não estava chovendo antes deste momento. 我有钱了。significa "eu tenho dinheiro" agora, e implica que ha poucos instantes não tinha dinheiro algum. Nesse caso, a mudança de estado ocorre quando uma mudança acontece no momento em que se fala em relação ao momento anterior.

Vocabulário

刮风 (Guā fēng) - ventando, ventar
外边 (Wàibian) - fora, lado de fora
了(le)  - partícula modal

Ideogramas da lição
fēng - vento

wài - fora

le

Frases para fixação:

刮风了。guā fēngle.
外边下雪了。Wàibian xià xuěle.
现在外边刮风了。Xiànzài wàibian guā fēngle.
Está nublado lá fora.
外边天气怎么样?Wàibian tiānqì zěnme yàng?
现在晴天了。Xiànzài qíngtiānle.
como está o tempo lá fora? (nublado)
como está o tempo agora? (ensolarado)
está chovendo lá fora agora.

Desculpem não ter postado na data certa de novo, gente, mas é que acabei ficando doente e não tenho ânimo pra nada além de dormir, sério. Estou tentando com esforço manter as atividades, mas tá difícil, por isso me desculpem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar seja sempre respeitoso à opinião do outro. Nem todo mundo pensa como você e a diversidade existe para isso. Exponha suas ideias sem ofender a crença ou a opinião de ninguém. Comentários com insultos ou discriminação de qualquer natureza serão excluídos.