terça-feira, 10 de abril de 2018

#BookTag: Failed

Olá, pessoas!

Então, esse post é, seguindo a ideia da tag nananão que eu postei antes, vou falar de alguns livros que foram muito hypados e eu não gostei, mas, claro, vou dizer porque não gostei. Então, a exigência é que não podem ser mais que 10 livros e menos que 5. Quando eu digo que não gostei do livro é porque ele não funcionou pra mim, tá? Isso não quer dizer que o livro seja ruim ou mal escrito, é simplesmente por alguma razão eu não gostei nada dele. Então, vamos nessa!

1. The Girl on the Train - Paula Hawkins

Eu não poderia começar a lista com outro que não esse livro que, na época que lançou, foi super indicado e, quando comprei nas americanas, acho que por 30 dinheiros na época, estava com as expectativas lá em cima, principalmente porque o filme ia sair logo e eu queria ler antes disso.

Esse livro me lembrou a razão pela qual eu não devo ir na ondinha dos outros quando o assunto é livro e música, eu sou chata com tudo na vida, mas nesses dois assuntos eu sou chatan, depois desse, vou pensar doze vezes antes quando alguém me recomendar muito um livro. 

Já tem resenha desse livro aqui no blog, então não vou me ater muito ao enredo, apenas saiba que ele é narrado por 3 protagonistas e as 3 são insuportáveis. Uma alcóolatra stalker e obcecada pelo ex-marido, uma libertina cansada da vida de casada e uma mulher que é tão ativa quando um pudim quente! É cansativo você acompanhar as narrações dela e mesmo que o mistério que envolve o livro seja relativamente bom, as personagens pessimamente construídas não deixam que a leitura seja aproveitada e quando eu digo pessimamente eu digo pelo fato de que nenhuma delas têm qualidades gente, essas três gurias são um amontoado de defeitos e falta de viço. Por Deus! É insuportável e foi uma das leituras mais penosas que eu já fiz!

2. Bird Box - Josh Malerman

A propaganda da editora em cima desse livro foi tanta que eu não consegui sossegar até pegar para ler, então pus na minha meta de leitura e apesar de não ter tido as expectativas mais altas com o que esperar dele, porque tudo que eu tinha eram as incansáveis recomendações de todo mundo,não pesquisei nada do enredo então fui meio que às cegas.

No decorrer da leitura a gente fica com tipo doze zilhões de perguntas que não são respondidas no final. Você termina esse livro, meus caros, sem entender nada! Que são aquelas coisas? Por que aquele homem pode vê-las e não morre? Por que aquelas coisas fazem o que fazem? Como? De onde vieram? Nada disso é respondido, a gente fica com as perguntas na cabeça e não tem mais páginas, não tem explicação, não tem, não é só a frustração que faz você odiar o livro, é o final inconcluso também. Não tem enredo bom no mundo que mude isso. Pelo menos pra mim.

3. A Menina Submersa - Caitilin Kiernan

Esse foi outro livro que eu acho que o povo haypou mais pela capa que pela história em si. Okay, temos os pontos a favor de ser um livro que fala de uma menina esquizofrênica que, de certa forma, é viciada em arte, okay, tudo bem. Só que eu achei o livro muito arrastado, pode ter sido proposital fazer esse enredo confuso que se envereda por assuntos que se desencontram e não combinam, mas que parece que na cabeça da autora e da personagem fazem todo o sentido.

É um livro bom, certo. Mas não conseguiu me conquistar totalmente, o enredo confuso e a personagem que não despertou qualquer empatia ou simpatia não ajudou também. Foi um livro muito indicado que não funcionou comigo.




4. Coraline - Neil Gailman

Sim. Por incrível que pareça, Coraline está nessa lista. Tem toda uma aura em volta do Neil Gailman como o grande escritor, mas sinceramente ou meu erro foi ter visto o filme antes (muitas vezes, por sinal) ou foi a história que me decepcionou mesmo.

Entenda, eu gostei do livro, achei bom e é bem escrito, mas me prometeram uma versão bilhões de anos luz mais assustadora que o filme e não surtiu efeito. Provavelmente eu devo estar ficando apática ou insensível porque não consegui me envolver com a leitura. Em certas partes, inclusive, achei massante.

Não supriu minhas expectativas, essa é a verdade.





5. Miss Peregrine's Home for Peculiar Children - Ramson Riggs

O que me conforta nessa trilogia é que não fui eu quem comprou. Essa foi outra modinha que todo mundo tava falando desse livro e ela decidiu comprar pra saber se era bom, mas o negócio da minha irmã é que ela compra livros e me usa de teste de qualidade. Como nós temos um gosto muito parecido com quase tudo, se eu gostar a probabilidade de ela gostar é maior.

Então, ela comprou os três livrinhos na Avon e eu comecei a ler, se não me engano coloquei em três metas de leitura diferentes. Gente, esse livro não foi nada do que eu esperava. Acontece muito isso comigo, foi a mesma coisa com o próximo livro dessa lista. 

Eu também não tinha muita informação sobre ele antes de começar a ler, fui meio que no embalo da história mesmo, não vou dizer que a série é ruim, não é, mas não me cativou, sabe? Não prendeu, não despertou emoção, não me fez apaixonar. Não funcionou comigo. Achei os personagens sem força, a trama de alguns, principalmente do terceiro, é bem arrastada e simplesmente não me marcou. 

6. O reino das vozes que não se calam - Carolina Minhóz e Sophia Abrahão

Não podia faltar um livro brasileiro, eu não leio muitos, confesso, mas não porque não goste, é porque eles são muito caros mesmo. E, pior, a maior parte das experiências nacionais que tive não foram nada boas.

Eu comprei esse livro por causa de um colega, ele me falou tanto da Carolina Munhóz e sua escrita "maravilhosa" que resolvi pegar o rico dinheirinho da minha irmã e comprar esse livro prevendo, só pela capa, uma história de fantasia de outro mundo.

Mas não foi nada disso. Gente, eu tentei ler a Paula Pimenta 3 vezes, juro, mas eu não gosto da escrita dela, não gosto do modo como ela desenvolve as histórias e não gosto das personagens dela, com a Carolina Munhóz foi a mesma coisa. Foi muita propaganda desse livro antes de eu comprar e quando eu comecei a ler, mas sinceramente, não funcionou comigo. E olha que, em certos pontos, eu até me identificava com alguns pensamentos da protagonista, mas além do livro não ser nada do que eu esperava entrou pra listinha básica de decepções da meta do ano em que li.

E vocês? Quais livros foram muito haypados e vocês não gostaram?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar seja sempre respeitoso à opinião do outro. Nem todo mundo pensa como você e a diversidade existe para isso. Exponha suas ideias sem ofender a crença ou a opinião de ninguém. Comentários com insultos ou discriminação de qualquer natureza serão excluídos.