sexta-feira, 21 de outubro de 2016

[Chinês] Adeus Conjugações!?


大家好! 你好吗?

Como sabem, nossas aulas de Chinês são nas Segundas (ou eventualmente terças quando me esqueço rs), mas descobri esses dias umas notas bem bacanas nas unidades do aplicativo de chinês que eu uso para estudar. Traz curiosidades sobre a língua e aspectos específicos. Então, conforme eu for passando essas anotações para meu caderno vou repassá-las para vocês nas sextas, 好吗? Além de curiosidades, será também uma forma de reforçar os conteúdos!

ADEUS CONJUGAÇÕES!

Algo muito característico da língua chinesa é o fato de que esta não apresenta mudanças morfológicas de palavras como ocorre em português (que assinala informações como gênero, número, pessoa, tempo, modo e etc.), pode-se dizer que em chinês a ordem das palavras é o principal correspondente gramatical.


É possível observar que em Chinês é frequente o uso de partículas que exercem função de expressar tempo e modo sem alterar a forma dos verbos e substantivos. Ao longo das lições e dos demais tópicos veremos este tema de forma pontual e mais profunda.

A DOR E A DELÍCIA DE UMA LÍNGUA SEM ARTIGOS

Diferente do português, em mandarim não há a presença de artigos (como o,a,os, as, um, uma...), sendo assim, pode-se proferir a seguinte frase 我是熊猫。(Wǒ shì xióngmāo.) literalmente quer dizer "Eu sou panda", logo, semelhante frase não define uma série de características referentes ao sujeito da oração o que em chinês não tem importância, uma vez que é possível acessar a estas informações através do contexto em que a oração está inserida.

E então, gostaram? Na próxima sexta trago mais tópicos! Revisem sempre, não esqueçam! Já estamos perto do final da primeira unidade!

再见!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar seja sempre respeitoso à opinião do outro. Nem todo mundo pensa como você e a diversidade existe para isso. Exponha suas ideias sem ofender a crença ou a opinião de ninguém. Comentários com insultos ou discriminação de qualquer natureza serão excluídos.