terça-feira, 4 de outubro de 2016

[#Chinês] Partícula de Posse 的

Só agora vim perceber que não tinha posto a aula de Chinês dessa semana! (É isso ou estou ficando doida!) Hoje, vamos aprender como expressar posse em Chinês.
Em inglês, usamos o caso genitivo para expressar posse, como por exemplo Susan's house. (A casa de Susan). No Japonês, há a partícula の (no) 私ほん。(Watashi no hon = meu livro.), a dinâmica do Chinês é parecida com ambas, para formar um sentido de posse em Chinês usa-se a partícula 的 (de). A estrutura é:
SUBSTANTIVO 1 +  + SUBSTANTIVO 2

Que indica que o SUBSTANTIVO 2 pertence ao SUBSTANTIVO 1. Exemplificando para que você entenda com mais facilicade; 我 significa "eu" 我  significa "meu". Fácil não é? Como colocar um 's ou simplesmente uma partícula junto ao sujeito possuidor. Vamos ver mais uns exemplos?

我的妈妈。
Wǒ de māmā.
Minha mãe.

他是我的弟弟。
Tā shì wǒ de dìdì.
Ele é meu irmão mais novo.

她不是我的姐姐。
Tā bù shì wǒ de jiějiě.
Ela não é minha irmã mais velha.

Eu tenho tentando a todo custo poupar vocês dos meus dons artísticos, mas a internet não coopera com a ordem de ideogramas, em todo canto só tem kanji e muitas vezes há mudanças sutis nos traços e brusca no significado. Por exemplo, 的 em Japonês se lê mato e significa alvo. Então, espero sinceramente que dê pra entender a ordem dos traços com meus garranchos no paint :p


Nenhum comentário:

Postar um comentário