terça-feira, 4 de outubro de 2016

[#Chinês] Partícula de Posse 的

Só agora vim perceber que não tinha posto a aula de Chinês dessa semana! (É isso ou estou ficando doida!) Hoje, vamos aprender como expressar posse em Chinês.
Em inglês, usamos o caso genitivo para expressar posse, como por exemplo Susan's house. (A casa de Susan). No Japonês, há a partícula の (no) 私ほん。(Watashi no hon = meu livro.), a dinâmica do Chinês é parecida com ambas, para formar um sentido de posse em Chinês usa-se a partícula 的 (de). A estrutura é:
SUBSTANTIVO 1 +  + SUBSTANTIVO 2

Que indica que o SUBSTANTIVO 2 pertence ao SUBSTANTIVO 1. Exemplificando para que você entenda com mais facilicade; 我 significa "eu" 我  significa "meu". Fácil não é? Como colocar um 's ou simplesmente uma partícula junto ao sujeito possuidor. Vamos ver mais uns exemplos?

我的妈妈。
Wǒ de māmā.
Minha mãe.

他是我的弟弟。
Tā shì wǒ de dìdì.
Ele é meu irmão mais novo.

她不是我的姐姐。
Tā bù shì wǒ de jiějiě.
Ela não é minha irmã mais velha.

Curiosidade: 的 em Japonês se lê mato e significa alvo.

de



  1. 我的猫。(Wǒ de māo.)
  2. seu cachorro.
  3. 我的弟弟。(Wǒ de dìdì.)
  4. 他是我的弟弟。(Tā shì wǒ de dìdì.)
  5. 她不是我的姐姐。(Tā bùshì wǒ de jiějiě.)
  6. 你的哥哥有猫。(Nǐ dí gēgē yǒu māo)
  7. 他的妈妈没有姐姐。(tā de māmā méiyǒu jiějiě)
  8. 他的妹妹有狗。(tā de mèimei yǒu gǒu)
  9. 他的哥哥没有狗。(tā de gēgē méiyǒu gǒu)
  10. 我是他们的妈妈。(wǒ shì tāmen de māmā.)
  11. 我们都爱我们的爸爸。(Wǒmen dōu ài wǒmen de bàba.)
  12. Eles todos amavam sua irmã mais velha.
  13. Seu irmão mais novo tem um gato.
  14. 我的哥哥爱我们的爸爸。(Wǒ dí gēgē ài wǒmen de bàba)
  15. Ele é meu irmão mais novo.
  16. 我爱我的爸爸。(Wǒ ài wǒ de bàba.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar seja sempre respeitoso à opinião do outro. Nem todo mundo pensa como você e a diversidade existe para isso. Exponha suas ideias sem ofender a crença ou a opinião de ninguém. Comentários com insultos ou discriminação de qualquer natureza serão excluídos.