sábado, 29 de outubro de 2016

[Chinês] Você já comeu hoje?

Oi, gente!

Desculpem não ter postado as curiosidades do Chinês ontem, eu andei tendo uma semana bem difícil... não que ela vá melhorar agora, afinal, estamos às vésperas do NaNoWriMo! Eu estou com compromissos marcados até segunda, porque o mês do evento eu vou me concentrar ao máximo, então, há a possibilidade de as postagens ficarem um pouco reduzidas. Mas vamos ao que interessa.

Você já comeu hoje?

Como os chineses cumprimentam uns aos outros? Na verdade não é tão simplesmente como dar um simples "oi", você pode ter pensamento em 你好, mas esta saudação soa um pouco formal, pois é quase sempre utilizada com alguém desconhecido.
Um vizinho mais antigo pode cumprimentá-lo pela manhã usando a expressão 你吃了吗? (Nǐ chī le ma?) que significa literalmente "você já comeu?". Para os estudantes e jovens adultos, não há nenhuma expressão de uso cotidiano equivalente para "oi/tudo bem?" pode-se dizer que o povo Chinês nunca pergunta 你好吗?
Em vez disso, amigos muitas vezes cumprimentam uns aos outros com um simples 嘿 (Hēi) (Uma transliteração de hey) seguido do nome da pessoa, como 嘿 André! Também são comuns as expressões 早上好 (Zǎo shang hǎo) bom dia e 晚上好 (Wǎn shàng hǎo) boa noite, dependendo da hora do dia.

Legal, né? Agora já sabe como cumprimentar seus amigos! Ainda tem um monte de curiosidades pra trazer, pode esperar!

再见!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar seja sempre respeitoso à opinião do outro. Nem todo mundo pensa como você e a diversidade existe para isso. Exponha suas ideias sem ofender a crença ou a opinião de ninguém. Comentários com insultos ou discriminação de qualquer natureza serão excluídos.