quinta-feira, 8 de março de 2012

Raio X

Aproveitando o dia da mulher, eu trouxe uma mulher forte, linda, com uma voz marcante e inconfundível e um exemplo de volta por cima! É a rainha do metal Tarja!

Informações:

Nome: Tarja Soile Susanna Turunen Cabuli
Nascimento: 17 de Agosto de 1977 (34 anos)
Origem: Kitee, Carélia do Norte - Finlândia
Gêneros: Música erudita, metal alternativo, metal sinfônico, rock alternativo e música clássica.
Instrumentos: Vocal e Piano
Extensão vocal: Soprano lírico spinto
Período em atividade: 1996 - Presente

História:
Tarja Soile Susanna Turunen Cabuli é uma cantora lírica, compositora e pianista finlandesa que ficou mundialmente conhecida como vocalista da banda de metal sinfônico Nightwish, entre 1996 e 2005. Atualmente ela segue em carreira solo.

Tarja começou sua carreira musical oficialmente em 1996 quando fundou a banda Nightwish ao lado de Tuomas Holopainen e Erno Vuorinen; Tarja cantou na banda até 2005, quando foi demitida em uma carta aberta à imprensa. Já em dezembro daquele ano, Tarja iniciou uma turnê de concertos natalinos que se estendeu até o fim de 2006, quando ela lançou seu primeiro álbum solo, um projeto natalino chamado Henkäys Ikuisuudesta. Em 2007, Tarja lançou um novo disco, My Winter Storm, e iniciou uma turnê mundial que só acabaria em 3 de outubro de 2009. O terceiro, e até agora mais recente, álbum de Tarja, What Lies Beneath, saiu em 3 de setembro de 2010, com sua turnê promocional, What Lies Beneath World Tour, começando em seguida, com previsão de continuar até o fim de 2012.
Tarja é a cantora mais popular de seu país, eleita a voz da Finlândia pela presidente Tarja Halonen; ela é constantemente chamada para uma participação na TV ou para julgar uma competição local. Ela também é uma das cantoras do gênero mais populares da Europa. A cantora já foi indicada para seis Emma Awards e em 2009 foi pré-nomeada para o Grammy Awards por um trabalho conjunto com o artista Schiller. Seu perfil vocal se enquadra em soprano lírico-spinto, com amplitude de três oitavas.
Estima-se que Tarja tenha vendido cerca de 1 milhão de cópias em carreira solo e 3 milhões com o Nightwish.
Apesar de 2006 ser um ano de pausa para o Nightwish, Tarja não pretendia parar, porém, após um show no Hartwall Areena (em Helsinque) com o título sugestivo "End of an Era", lhe foi entregue uma carta aberta, assinada pelos outros integrantes do grupo, na qual foi demitida da banda.
Tal fato fez com que ocorressem várias discussões sobre o assunto. Especulações na mídia foram aparecendo dia após dia. Tarja então decidiu dar seu parecer sobre a discussão em duas conferências de imprensa, a primeira em Helsinque e a segunda em Berlim. As maiores especulações eram sobre seu marido, Marcelo, acusado de manipulador e de ser o principal motivo da demissão de Tarja. Marcelo, então, respondeu a mais de 150 perguntas enviadas por fãs sobre toda essa questão, dando sua opinião e explicações pessoais sobre todas as acusações.
Após sua demissão do Nightwish, Tarja ficou em pausa apenas durante um mês em Buenos Aires, pois já em dezembro retomou sua carreira com uma turnê natalina que passou por quatro países da Europa, foram FinlândiaAlemanha,Espanha e Romênia, onde neste último foi acompanhada pela Orquestra Filarmônica de Sibiu. E 2006 não foi um ano de pausa para a cantora, que participou do álbum solo de seu irmão, Timo Turunen, e lançou seu primeiro álbum independente, um disco natalino chamado Henkäys Ikuisuudesta. O disco foi muito bem aceito, ganhando certificado de Platina e chegando a segunda posição das paradas finlandesas. Uma turnê promocional foi realizada entre novembro edezembro pela Finlândia, com dois shows especiais na Rússia. A apresentação na cidade de Lahti teve lotação esgotada e foi transmitida ao vivo pela emissora YLE TV2, a audiência foi estimada em 30%¨em horário nobre, o que corresponde a mais de 450 mil espectadores.
Ainda em maio Tarja começou as gravações do seu próximo álbum, My Winter Storm, nos estúdios Grouse Lodge no interior da Irlanda, contando com a ajuda de um grupo de compositores e músicos como Doug Wimbish e Earl Harvin.A produção do álbum levou a cantora aos estúdios do famoso compositor de trilhas sonoras, Hans Zimmer, em Los Angeles, onde o álbum ganhou seus últimos arranjos para, enfim, poder ser lançado em novembro. A data oficial foi 19 de novembro de 2007 na Europa e 2 de janeiro de 2008 na América do Sul.
Em fevereiro de 2009 Tarja anunciou em seu website o título de seu novo álbum, What Lies Beneath, no qual ela trabalhou desde então, sempre mantendo o público atualizado quanto ao processo de produção através de um blog que ela criou especificamento para isso. Em 19 de julho de 2010 foi feito o primeiro lançamento relacionado ao novo material, um single chamado "Falling Awake", com lançamento limitado em mil cópias para o Reino Unido; o próximo single, "Until my last breath", foi lançado mundialmente em 16 de agosto. O álbum completo está marcado para ser lançado em 1 de setembrona Finlândia, em 3 de setembro na Europa, em 6 de setembro na América do Norte e em 14 de setembro na América Latina; Em junho de 2010 Tarja deu início a sua nova turnê mundial se apresentando em uma série de festivais de rock na Europa, e rapidamente marcou seus próprios shows, realizados também na Europa entre outubro e dezembro de 2010, com mais shows realizados na Europa e na América Latina em março, abril e maio de 2011; ainda em 2011 Tarja participou de uma série de festivais de metal na Europa e esteve ao lado da banda Angra no Rock in Rio no dia 25 de setembro. A última série de shows da turnê acontecerá entre janeiro e fevereiro de 2012.
Tarja já anunciou que mesmo estando em turnê ela não para de compor nem de fazer planos de gravação; já foi confirmado em seu blog oficial que o terceiro álbum de rock dela já tem letras escritas e alguns locais para fotos da capa já determinados, apesar de garantir que os planos podem mudar.
Discografia:

Solo

Com o Nightwish


[Fonte: wikipedia]




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar seja sempre respeitoso à opinião do outro. Nem todo mundo pensa como você e a diversidade existe para isso. Exponha suas ideias sem ofender a crença ou a opinião de ninguém. Comentários com insultos ou discriminação de qualquer natureza serão excluídos.